Por Edilma Rodrigues
Mais de 78% dos consumidores brasileiros passaram a usar menos dinheiro – ou eliminaram totalmente seu uso – e 73% mudaram seu método de pagamento para reduzir o contato, desde o início da pandemia. A informação é do estudo Visa Back to Business realizado pela Wakefield Research em oito países com consumidores e micro e pequenas empresas (PMEs), em junho.
Segundo a pesquisa, 84% das PMEs brasileiras tentaram uma nova estratégia para manter seu negócio nos trilhos. No mundo todo, foram 67%. O vice-presidente de soluções para o comércio da Visa do Brasil, Fernando Pantaleão, explica que as empresas e os consumidores brasileiros são ágeis e, em pouco tempo, adquiriram a expectativa de um comércio digital-first.
“Com as PMEs no mundo todo sentindo o impacto financeiro da covid-19, os brasileiros mudaram sua maneira de abordar os pagamentos digitais e o e-commerce para priorizar a segurança durante a COVID-19. Os consumidores do Brasil e de toda a América Latina e Caribe entenderam que podem comprar praticamente qualquer produto digitalmente e retirá-lo via drive-thru, recebê-lo em casa ou buscá-lo na loja. Hoje, nas lojas brasileiras, os pagamentos sem contato marcam tanta presença no checkout quanto as máscaras faciais e o álcool gel, e muitas dessas novas experiências estão se tornando um hábito”.
Consumidores brasileiros e PMEs adotam o comércio digital e novas estratégias
Embora estejam incrivelmente otimistas, as PMEs brasileiras têm suas preocupações: 64% delas querem atrair novos consumidores (vs. 40% globalmente) e, mais de metade, perdeu receita depois do início da pandemia. Para resolver isso, apostam no comércio digital e em outras estratégias como:
- 50% das PMEs brasileiras estão migrando seu negócio para o canal online;
- 50% usam publicidade direcionada nas redes sociais;
- 33% oferecem entrega residencial;
- 30% aceitam pagamentos por aproximação com celulares ou cartões, por exemplo;
- 87% dos consumidores brasileiros adotam medidas para manter seus cartões limpos.
Os consumidores brasileiros também estão adotando o digital. Quase três quartos (73%) dos consumidores brasileiros mudaram seu método de pagamento desde o início da covid-19; 56% compram on-line sempre que possível, e 43% usam pagamentos por aproximação. A maioria dos consumidores eliminou ou diminuiu o uso de dinheiro (78%).
O Visa Back to Business avalia a drástica migração para o comércio digital em resposta à pandemia de covid-19, impulsionada, em grande parte, pela mudança nas expectativas dos consumidores e sua busca por um momento de pagamento seguro e sem contato. E ouviu, entre 18 e 29 de junho de 2020, 250 pequenos empresários, donos de empresas com até 100 funcionários, nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos. A pesquisa com consumidores foi realizada entrevistou, entre os dias 12 e 29 de junho, 1 mil adultos com mais de 18 anos nos Estados Unidos e 500 adultos com mais de 18 anos no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos. Os dados foram ponderados para garantir uma representação precisa de adultos com mais de 18 anos em cada país.
Com informações da assessoria de imprensa