credito-empresarial

78% das empresas não tiveram acesso a crédito desde o anúncio de ajuda do governo

Pesquisa encomendada pela consultoria Quist Investimentos, especializada em reestruturação e recuperação judicial de empresas, mostra que a ajuda emergencial anunciada pelo Governo Federal em março não chega à ponta. Segundo o levantamento, que ouviu 100 empresas com faturamento entre 30 e 300 milhões, 78% das companhias consultadas não tiveram acesso a nenhum tipo de crédito desde o anúncio da equipe econômica.

Do estrato que não teve acesso a crédito, 17,5% declararam que a ajuda emergencial esbarrou na falta de informações nos bancos e que os gerentes das instituições de repasse não tinham orientações claras sobre como seriam operacionalizadas na prática as linhas de socorro.

De acordo com a sondagem, apenas 22% das empresas disseram ter tido acesso ao crédito, mas foram socorridas por linhas pré-aprovadas pelos bancos de relacionamento, para cobrir despesas como folha de pagamento de funcionários, e outros custos operacionais.

Para o CEO da Quist Investimentos, Douglas Duek, existe um conflito de interesses evidente no crédito ofertado pelo governo. Os bancos estão com medo do que vai acontecer nesse período e tentam se proteger. Só vão dar crédito para quem já dariam naturalmente com seus próprios recursos, diz.

Para ele, as instituições não querem ficar corresponsáveis pelas dívidas com o BNDES e ter que cobrar e administrar uma carteira de crédito de empresas que eles não aprovam.

Segundo o especialista, a solução seria o BNDES a buscar outras vias como FIDC, fintechs e até mesmo montar um ´hospital de campanha´ de empresas, com gerentes próprios diretos para tentar distribuir esses recursos sem conflitos. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top