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7 dicas para ampliar sua estratégia de Inteligência Artificial

Muitas empresas testaram algoritmos de Machine Learning (ML) e uma série de ferramentas de automação em 2018, para consolidar relacionamentos com clientes, melhorar operações de rede ou aumentar suas posturas de segurança cibernética. Encorajados por esses projetos em inteligência artificial, os CIOs estão se preparando para o próximo desafio: o escalonamento da IA ​​em toda a empresa.

Vinte por cento dos executivos norte-americanos disseram que suas companhias planejam implementar a IA em toda a empresa em 2019, de acordo com uma pesquisa da Price Waterhouse Coopers (PwC). A IDC projeta que os gastos com sistemas cognitivos e de IA chegarão a US $ 77,6 bilhões em 2022 – o triplo dos gastos de 2018. Especialistas em IA da PwC, Deloitte e startups oferecem conselhos importantes que os CIOs devem considerar ao escalar suas iniciativas de IA.

1 – Construa uma equipe interna de IA
Assegurando o buy-in do C-suite, as empresas devem construir uma equipe de IA que ajudará a manter os projetos dentro da empresa, diz Andrew Ng, fundador e CEO da startup Landing AI. A equipe de IA poderia responder ao CTO, CIO, ou CDO (digital ou dados), ou até mesmo um chefe da IA. A formação de tal equipe ajudará no recrutamento e retenção.

2 – Ensine a equipe \’cidadã\’ e os especialistas de IA a trabalharem juntos
A escassez de talentos em IA ​​não deve matar iniciativas na área. Em vez disso, as empresas devem alavancar ferramentas que democratizem a IA e a Ciência de Dados, incluindo aplicativos com interfaces amigáveis ​​para desenvolvedores de IA, bem como programas educacionais projetados para especialistas não técnicos.

As empresas podem agrupar funcionários em três níveis: usuários cidadãos, que aprenderão como usar aplicativos aprimorados por IA; desenvolvedores de cidadãos ou usuários avançados que poderão identificar casos de uso e conjuntos de dados e trabalhar em colaboração com especialistas para criar novas aplicações de IA; e Cientistas de Dados, que farão o trabalho para criar, implantar e gerenciar aplicativos de IA, diz Scott Likens, da PwC.

3- Estabelecer um centro de excelência
Uma das melhores maneiras de construir uma fundação de IA é criar um centro de excelência de IA (CoE), diz Likens no relatório da PwC. Essa organização, que determinará padrões de tecnologia, arquitetura, ferramentas, técnicas, fornecedores e gerenciamento de propriedade intelectual, descobrirá como identificar casos de uso e como desenvolver a responsabilidade e a governança. Atualmente, 24% dos entrevistados têm alguma forma de AI CoE, diz PwC.

4 – Incremente sua estratégia de IA através da experimentação
Embora seja tentador criar uma estratégia de IA imediatamente, Ng diz que a maioria das empresas não consegue desenvolver uma estratégia inteligente de IA até que tenha alguma experiência com a tecnologia. Ng recomenda a construção de vários ativos de IA amplamente alinhados a uma estratégia coerente, mas adaptados para criar uma vantagem em um setor industrial, o que dificulta a replicação por um concorrente.

Uma boa estratégia de Inteligência Artificial irá guiar sua empresa para a criação de valor ao mesmo tempo em que construirá fossos defensáveis, diz Ng. Quando as equipes começarem a ver o sucesso dos projetos iniciais da IA e formarem uma compreensão mais profunda da tecnologia, você será capaz de identificar os locais onde a Inteligência Artificial pode criar mais valor e concentrar os recursos nessas áreas.

5 – Construa IA responsável
Um dos principais obstáculos da adoção da IA ​​é explicar como um modelo de IA toma suas decisões. Uma preocupação particularmente importante em mercados regulamentados como o financeiro. Por isso que é importante criar modelos de IA que sejam transparentes, disse Cathy Bessant, chefe de operações e diretor de tecnologia do Bank of America.

6 – Pratique design participativo ou centrado no ser humano
Como se constrói a IA responsável? A primeira etapa que as partes interessadas devem tomar é assumir um papel ativo na criação de implementações complexas de IA, de acordo com um recente relatório State of AI in the Enterprise, da Deloitte.

O design participativo – uma forma de design centrado no ser humano – incorpora as necessidades de uma comunidade de usuário diretamente no processo de design para criação de soluções mais sustentáveis. Isso permite que os projetistas tomem conhecimento e evitem problemas que talvez não tenham sido antecipados por uma falha de contexto ou imaginação.

Para garantir que a IA seja fundamentada na ética, as empresas devem se basear no design participativo “revisando e avaliando periodicamente os algoritmos para garantir que estão fazendo a coisa certa”, diz Vic Katyal, diretor e líder global em análise e risco de dados da Deloitte. Por fim, as empresas devem permitir que um terceiro valide a IA de forma independente, o que ajudará a preencher as lacunas e a trabalhar em pontos cegos.

7- Crie uma estratégia de comunicação
Como a IA terá um impacto significativo nos negócios, as empresas devem criar um programa de comunicação para garantir o alinhamento. Isso abrangerá as relações com investidores (explicando uma tese de criação de valor para IA); relações governamentais (se necessário); clientes (pense em marketing estratégico); talento (branding é crucial para atrair sangue fresco); e comunicações internas.

Muitos funcionários também estão preocupados com o fato de seus trabalhos serem automatizados pela IA. Comunicações internas claras, tanto para explicar a Inteligência Artificial quanto para lidar com as preocupações de tais funcionários, reduzirão qualquer relutância interna em adotar IA”, diz Ng.

Fonte: CIO

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