nota2

61% dos brasileiros usam carteiras digitais, diz pesquisa

Por Edilma Rodrigues

Pesquisa do PayPal, realizada pela IDC, mostra que 61% dos brasileiros das classes A, B e C já utilizam carteiras digitais. O estudo “Como fintechs e bancos podem democratizar os serviços financeiros na América Latina”, ouviu 1.067 usuários de smartphones (das classes A, B e C), entrevistados online na Colômbia, no México e no Brasil, em maio de 2019. O objetivo é conhecer suas preferências em transações e canais financeiros, uso de cartões de crédito/débito e de carteiras digitais e os benefícios potenciais para consumidores, empresas e organizações bancárias.

O uso de carteiras digitais está intimamente ligado à faixa etária, com as gerações mais jovens sendo as mais adeptas, e seu uso menos frequente à medida que a faixa etária aumenta. A maioria das pessoas usa seu cartão de débito vinculado a uma carteira digital (59%). Para aqueles que ainda não usaram cartões de débito em suas carteiras digitais, quase seis em cada dez pessoas dizem que planejam fazê-lo no futuro, “o que representa uma oportunidade clara de parcerias entre os setores de telefonia celular, bancário e varejo/ varejo eletrônico (e-tailer),” salienta o relatório da pesquisa.

width=637

O estudo descobriu que 71% dos entrevistados gostariam de aumentar o relacionamento com seus bancos, baseado em experiências personalizadas e apontou que a confiança que as instituições inspiram em seus clientes é claramente valorizada por eles, com uma pontuação de 8,3 de 10.

nota2_extra2

65% dos brasileiros usam apps bancários

Os resultados da pesquisa comprovam o movimento de migração dos clientes dos bancos para os smartphones: 65% dos brasileiros usam aplicativos das instituições bancárias para abrir conta ou adquirir produtos/serviços financeiros. E 52% fazem isso de forma online por meio de seu PC.

width=699

O celular se tornou o principal método para transferir dinheiro entre pessoas e para bancos, pagar uma conta relacionada a serviços ou uma fatura de cartão de crédito. Atualmente, 49% dos brasileiros (e com expectativa de crescimento para 54% no futuro) também preferem utilizar o celular para pagar um boleto— uma fatura com um código de barras que pode ser paga pela digitalização em uma agência bancária ou aplicativo.

width=665

Empréstimos digitais: 11% solicitados por smartphone

O mercado de empréstimos digitais conecta instituições bancárias e fintechs com empresas ou consumidores, individualmente ou em conjunto, com classificação de risco e taxas nominais. Os usuários e as empresas recebem benefícios com taxas de juros mais baixas do que poderiam obter dos credores padrão. 11% dos empréstimos pessoais mais recentes da amostra foram solicitados por meio de um smartphone e 7% por meio de uma fintech.

A penetração de serviços bancários entre as classes A, B e C é alta. Mais de 45% da amostra usam cartões de crédito e débito. Os programas de fidelidade e recompensas ajudam em sua experiência de compra.

nota2_extra5

A pesquisa “Como fintechs e bancos podem democratizar os serviços financeiros na América Latina” não teve limitações na amostra, exceto que os entrevistados possuíssem um smartphone e tivessem pelo menos 18 anos de idade. A amostra apresentou uma boa composição tanto feminina quanto masculina (53% e 47% respectivamente), e a margem de erro em nível regional para os três países combinados foi de 3%, e 5% quando analisamos os países individualmente.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top