60% das empresas estão em desconformidade com a LGPD, no setor financeiro são mais de 65%

60% das empresas estão em desconformidade com a LGPD, no setor financeiro são mais de 65%

Por Edilma Rodrigues

Quase 60% das empresas não atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que pode entrar em vigor ainda em 2020. No setor financeiro, apenas 34,70% atendem aos requisitos da Lei, segundo o Índice LGPD ABES. Este indicador foi desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES, e pela EY, empresa global de serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria. A associação alerta sobre os custos do não cumprimento da LGPD: “a multa pecuniária está prevista em até 2% do faturamento da empresa, limitado a R$ 50 milhões.” 

A apuração foi feita na plataforma Diagnóstico LGPD, online e gratuita, criada para acompanhar o processo de adaptação das empresas à Lei, no Brasil e que permite que verificar o nível de adequação ao regulamento de proteção de dados. A ferramenta tem informações de aproximadamente 900 companhias, das quais apenas 40,56% atendem aos requisitos da LGPD. Entre as empresas respondentes, 31,8% já sofreram incidente de violação nos últimos dois anos e 75,5% fizeram coleta de dados considerados sensíveis.

class=wp-image-10497/

Menos de 40% das empresas de grande porte estão em conformidade
De acordo com o presidente da ABES, Rodolfo Fücher, ao analisar os números de empresas de grande porte, somente 38,31% delas estão atualmente em conformidade. “O Presidente da República sancionou a Lei 14.010/2020, que dispõe, dentre outros temas, a respeito do adiamento da vigência dos artigos 52 a 54 da LGPD que tratam das sanções administrativas, para 1º de agosto de 2021. No entanto, as empresas precisam se adequar rapidamente pois há muito a ser feito, explica Fücher. Sobre as empresas de pequeno e médio porte, com 20 a 99 empregados, 41,67% delas estão de acordo com a LGPD.

Roraima é o estado brasileiro que apresenta melhores índices de conformidade: 72,73%. Em contrapartida, no Rio Grande do Norte o número é de apenas 8,04%. Entre os setores, o destaque é o de bens de consumo, com 46,29%. As empresas de agronegócios apresentam índice de 33,47%. 49,1% das empresas que responderam o questionário sofreram incidente de violação nos últimos dois anos e 81,1% realizam coleta dos dados sensíveis.

Para o sócio de cibersegurança da EY, Marcos Sêmola, a ferramenta tem um forte papel educacional junto ao mercado brasileiro. Queremos fomentar a participação das empresas para orientá-las, de forma gratuita e com total privacidade, sobre como cumprir a lei e a importância de realizar essa adequação o mais rápido possível. É uma maneira de oferecermos um serviço à sociedade inteiramente conectado ao nosso propósito empresarial, que é o de construir um mundo de negócios melhor, afirma.

Índice LGPD ABES
Criado pela ABES e pela EY para que as empresas, em fase de adaptação de seus processos à LGPD, verifiquem seu nível de adequação ao regulamento. A ferramenta online Diagnóstico LGPD consiste em um questionário por meio do qual as empresas podem fazer uma autoavaliação quanto aos diferentes pontos exigidos pela legislação. Após o preenchimento, a ferramenta faz o diagnóstico quanto ao grau de adequação, com sugestões contextualizadas ao resultado.

Para utilizar a plataforma não é preciso, nem possível, enviar informações pessoais ou referentes à empresa, como nome, CPF/CNPJ, entre outras. Após o preenchimento do questionário, o relatório em PDF é disponibilizado para download com informações referentes ao nível de adequação e com sugestões para melhoria – não é possível acessar este documento posteriormente. Os dados, enviados anonimamente, geram o índice LGPD ABES sobre o cenário de compliance das companhias brasileiras em relação a nova lei.

A ferramenta é gratuita e está à disposição de todas as empresas, sendo associadas da ABES ou não.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top