| por Ana Carolina Lahr |
A tecnologia é considerada hoje uma das grandes aliadas na democratização do acesso aos serviços financeiros e por isso ganha cada vez mais importância no ecossistema financeiro. Para comprovar seu protagonismo e firmar a mensagem ao consumidor, diversos players do ecossistema garantiram seu lugar no Web Summit 2023 – a maior conferência de inovação do mundo –, que realiza nesta semana a edição de estreia no Brasil, no Rio de Janeiro.
A valorização da tecnologia como ferramenta para proporcionar melhores experiências aos clientes teve início há aproximadamente uma década, com a chegada das fintechs. Em pouco tempo, os novos entrantes conquistaram sua relevância e, com isso, estimularam a digitalização dos players mais tradicionais.
Sem intenção de ficar para trás, os bancos passaram a investir cada vez mais na tecnologia. Em crescimento constante, se no ano passado o volume do orçamento total dos bancos brasileiros destinados a esse fim representou um crescimento de 18% em relação a 2021, neste ano deve atingir 45,1 bilhões de reais, um avanço de 29% em relação ao período anterior. Os números foram divulgados essa semana na 1ª etapa da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte, e comprovam o compromisso dos bancos em oferecer aos clientes produtos e serviços de ponta dotados de inovação, agilidade e segurança.
Neste post, listamos quatro instituições financeiras de destaque no Web Summit Rio que comprovam a versatilidade, abrangência e potencial do setor quando o assunto é a tecnologia. Confira!
Itaú BBA
O Web Summit teve início na segunda-feira (1) e foi usado por diversas marcas como estratégia para reforçar o posicionamento como agente inovador. Esse foi o caso do Itaú BBA.
Com o slogan “líder é quem inova”, o braço do banco Itaú-Unibanco é um dos principais patrocinadores do evento e a sua estratégia visa não apenas reforçar o posicionamento como vetor de conexão entre o ecossistema de investidores e as oportunidades do mercado para seu crescimento, como fomentar o conhecimento sobre o tema. Para tanto, criou uma agenda própria de palestras e painéis a serem realizados no stand, no pavilhão 3, além de um estúdio para entrevistas e captação de imagem a ser veiculada na internet. Gabriel Brabo, head comercial tech da instituição, fala à Cantarino Brasileiro sobre a importância de fazer parte desse marco histórico no país:
Banco do Brasil
O DNA inovador do Banco do Brasil também ganha destaque no Web Summit Rio, com um stand voltado ao projeto women in tech no pavilhão 3 e outro voltado ao metaverso e IA no pavilhão 4.
Ali, além de mostrar projetos como o Brablox – que usam a tecnologia de ponta para proporcionar melhores experiências ao cliente – a instituição aproveita para reforçar que a tecnologia também tem muito a agregar ao setor financeiro quando aplicada no back office, com o objetivo de gerar maior eficiência operacional.
A frente é representada pelo Motor de Validação, conforme apresenta Jair Nunes, gerente de equipe de IA. Dê o play para conferir do que o motor de validação é capaz!
Celcoin
Não apenas os grandes bancos mostram a força inovadora no Web Summit. O evento dá destaque também às fintechs, tanto aquelas nos estágios iniciais, em busca de investidores, quanto àquelas já consolidadas, como a Celcoin, considerada pioneira em open finance no país. Acompanhe o que o CTO Thiago Zaninotti fala sobre o papel da fintech no cenário de inovação do ecossistema financeiro!
Fintech Magalu
A fintech Magalu está na lista das instituições financeiras em destaque no Web Summit Rio que termina hoje.
A solução é um dos braços presente no stand da varejista Magalu e ganha a atenção dos visitantes com uma ação interativa que propõe a ativação do Magalu Tap, solução que oferece aos lojistas o serviço de pagamento por cartão sem maquininha de cobrança.
Pedro Aranha, gerente de marketing, fala sobre a estratégia de fazer da ferramenta o principal banco digital dos varejistas!
Fique de olho no nosso blog para novas percepções sobre o Web Summit no Diário de Bordo do time Cantarino Brasileiro.
Afinal, o dia está apenas começando e a MoneyConf promete fomentar a discussão sobre a inovação e a tecnologia por todo o dia antes de dar tchau aos navegantes!
Participe do EVENTO PRESENCIAL BANCOS DIGITAIS – DISRUPÇÃO: A ESTRATÉGIA PARA A SOBREVIVÊNCIA que acontece no dia 18 de maio, em São Paulo.
SAIBA MAIS!