dia_da_mulher

DIA DA MULHER | 3 iniciativas que estimulam a independência financeira das mulheres

De acordo com o relatório  UN Women’s Gender Snapshot 2022 , da ONU Mulheres, a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década— uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança.

Essa é apenas uma motivação para fomentar o uso da tecnologia na luta pela igualdade de gênero, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Segundo a Organização das Nações Unidas, incorporar a perspectiva de gênero na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajudaria mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos e fortalecer o exercício delas, além do seu ativismo. Por isso, o tema foi eleito como prioritário na celebração do Dia Internacional da Mulher 2023.

De olho nos benefícios proporcionados pelos avanços na tecnologia digital, destacamos três iniciativas que utilizam a ferramenta para criar oportunidades, valorizar e incentivar o crescimento e independência financeira das mulheres e que já foram destaque nas trilhas da Cantarino Brasileiro.

Acompanhe! 

Empreendedorismo feminino – CAIXA PARA ELAS

class=wp-image-17504/

Embora as mulheres representem apenas 30,6% dos empregadores no Brasil e 35,3% dos trabalhadores autônomos, no último trimestre de 2020, 58% do valor do microcrédito concedido pelo mercado financeiro foi destinado a microempreendedores do sexo masculino, segundo o estudo Caracterização de MPMEs brasileiros e barreiras ao acesso ao crédito a partir de uma perspectiva de gênero, apresentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em junho do ano passado. O estudo sugere que uma forma de enfrentar as realidades enfrentadas pelos negócios femininos no Brasil seja meio da oferta de produtos financeiros voltados para o gênero. O crédito, por exemplo, é considerado essencial para promover a resiliência nas empresas lideradas por mulheres, cadeias produtivas e na economia do país.

Atualmente, 14 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) no Brasil possuem ou oferecem linhas ou programas específicos para mulheres empreendedoras. Uma das ações de destaque nessa frente é o programa CAIXA Pra Elas, criado para acolher, incentivar e dar oportunidades para todas as mulheres do Brasil. Ele oferece atendimento dedicado ao público feminino, orientação sobre prevenção à violência, promoção de educação financeira e empreendedorismo e produtos e serviços pensados para as mulheres. 

Graças à iniciativa, em 2022 houve um crescimento de 65% na contratação de cartão de crédito e mais de 200 mil contratos de empréstimo para Pessoa Física; enquanto isso, no âmbito jurídico foi observado um crescimento em número de contratações 6 vezes maior que no período anterior. Os resultados foram apresentados no case que venceu a categoria Inovação em Produtos e Serviços, pilar Bancos, durante o Prêmio Banking Transformation 2022. Acompanhe a apresentação no nosso canal do youtube!


Educação financeira e investimentos – LADYBANK

class=wp-image-17506/

O banco digital LadyBank, que completa 2 anos na próxima quarta-feira (Dia Internacional da Mulher), foi criado para promover a equidade financeira feminina. O insight para sua criação surgiu a partir de pesquisas da presidente, Dra. Vanise Zimmer, que traçou um diagnóstico e identificou a necessidade de produtos e serviços sob medida para aumentar a participação feminina no mercado financeiro. 

Além de integrar todas as contas bancárias da cliente e permitir que crie orçamentos para acompanhar receitas e despesas, trace objetivos de vida e crie um planejamento financeiro integrado, a proposta é que, cada vez mais, as mulheres possam investir com propósito, sem dificuldades ou complexidade. O robô advisor é a tecnologia movida por inteligência artificial que define de forma escalável as carteiras de investimento ideais para cada mulher, com base em seus objetivos.  

O case do Lady Bank foi apresentado no webinar Bancos Digitais do ano passado. Acompanhe no nosso canal do YouTube.


Capacitação profissional – Programa de bolsas Santander

class=wp-image-17507/

No Santander, a promoção da capacitação profissional é a melhor maneira de estimular a independência financeira das mulheres e seu reconhecimento. O programa Code Girls trata o ensino superior como motor de desenvolvimento de sociedades inclusivas, justas e sustentáveis e estimula a inclusão e capacitação exclusiva para mulheres entusiastas em T.I. O projeto, desenvolvido em em parceria com a F1RST, empresa do grupo Santander Brasil que promove tecnologia de ponta e inovação para todo o ecossistema do Banco, foi vencedor da categoria ESG, pilar Bancos, do Prêmio Banking Transformation 2021 e faz parte da campanha #PraTodasElas. Até 4 de abril deste ano, oferece 10 mil bolsas com garantia de 20 vagas de contratação imediata pela F1rst. 

Alinhada com o princípio de promover a inclusão por meio de oportunidades de capacitação e aprendizado, por meio do Santander Universidades, a instituição também atua com foco nos programas de treinamento foi o reforço de habilidades de liderança feminina, de habilidades de comunicação ou de negociação, sempre em parceria com instituições como a London School of Economics and Political Science (LSE), a Universidade de Cambridge, o British Council ou Harvard Business Publishing Education.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...
Exclusiva
Instituições financeiras se mobilizam em prol dos afetados por enchente no RS
Confira as ações tomadas até o momento e como contribuir com doações em dinheiro por Ana...
Exclusiva
Fórum para C-levels destaca tendências globais em bancos digitais e banking
Mais de 30 especialistas debaterão temas como embedded finance, IA, tokenização, finanças sustentáveis e neurotecnologia...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top