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2W Ecobank vê lucro atingir recorde de R$ 142,8 milhões em 12 meses

Ao entrar para o mercado livre de energia, os clientes da 2W economizam com a conta
Em março, a empresa de energia renovável 2W decidiu incorporar oficialmente a oferta de serviços financeiros “verdes” a seus clientes, lançando a nova marca 2W Ecobank. Pouco tempo depois, a decisão já rende frutos: o lucro líquido do segundo trimestre, quando anualizado, atingiu o recorde de R$ 142,8 milhões.
O piloto da entrada da empresa no mercado de finanças começou no ano passado, quando contratou o Banking as a Service (BaaS) do Itaú. A intenção da 2W com a criação de uma fintech é, como a de tantas outras empresas de diversos outros setores, lucrar mais com sua base de clientes. Hoje, são cerca de 770 pequenas e médias empresas (comércios e fábricas menores) que gastam, em média, R$ 30 mil por mês de conta de energia vendida no mercado livre pela 2W.
As parcelas dos empréstimos oferecidos pela 2W vêm integradas nas faturas de energia dos clientes. “O ciclo de vida do nosso cliente (LTV) é de sete anos, e a taxa de inadimplência, menos de 1%”, diz Felipe Barreiros, head de Produtos, Inovação e Novos negócios da 2W Ecobank.
O produto financeiro mais inovador da empresa é o Ecocash, uma espécie de antecipação de recebíveis às avessas. Ao entrar para o mercado livre de energia, os clientes da 2W economizam com a conta. O Ecocash é a antecipação de parte desse desconto a partir do mês seguinte à contratação.

Inovação e estratégia

A convite de João Bezerra Leite, investidor anjo e um dos conselheiros da 2W Ecobank, Barreiros e seus colegas Douglas Dornel Cardoso, head de fintech, Danilo Lima, diretor de Vendas e Marketing  e Thiago Roberto Cavalieri, head de TI, detalharam a nova estratégia de crescimento da empresa durante uma entrevista concedida a Fintechs Brasil na sede da 2W Ecobank. E a estratégia é fortemente baseada em inovação.
O funil de inovação tem atualmente mais de 20 produtos em fase de descoberta, oito em fase de testes e seis na fase de implantação no negócio. Uma das novidades em desenvolvimento no front financeiro da 2W é a oferta de financiamento de frota de veículos elétricos.
Além de ampliar sua oferta para os públicos atendidos atualmente, a 2W Ecobank também quer se aproximar de microempresas e pessoas físicas por meio de produtos financeiros, visando o longo prazo.
A partir de 2028 será possível vender energia limpa no mercado livre (área de atuação da 2W) a consumidores finais – o que significa nada mais, nada menos do que 84 milhões de novos clientes em potencial. Por enquanto, o mercado livre é acessível às 200 mil empresas consumidoras de energia em alta tensão. Outros 90 milhões que usam baixa tensão começam a ter acesso a partir do ano que vem.

Crédito Verde

A conta digital – com rendimento de 100% CDI para empresas e pessoas físicas – é gratuita, assim como o Pix para empresas. Através da conta é possível contratar empréstimos, pagar boletos, administrar os operadores e incluir sócios (nas contas PJ).

 Já o Crédito Verde – Ecocred – é um empréstimo para capital de giro com taxas mais baixas do que os empréstimos convencionais, e que podem ser decrescentes de acordo com o desempenho sustentável da empresa.

3 frentes

A 2W Ecobank se autodefine como uma plataforma de negócios que oferece serviços em três frentes: energia, sustentabilidade e financeiro “de forma integrada”.

 Segundo informações do site, clientes que migraram para o mercado livre de energia com a 2W podem acompanhar consumo de energia, telemetria, pagar a fatura de energia pela plataforma, acompanhar economia em relação ao mercado cativo e também adquirir produtos relacionados à sustentabilidade, como totem de carregamento para veículo elétrico, jornada ESG, inventário de carbono, entre outros. Ainda dentro da mesma plataforma será possível ter acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, etc.

 (Fonte: Fintechs Brasil) 

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