PILAR: Bancos (tradicionais e nativos digitais)
CATEGORIAS: Aplicativos / Eficiência Operacional
A cultura de desenvolvimento em nuvem vem se consolidando cada vez mais no Banco do Brasil. Se em 2019 a quantidade média de desenvolvedores em Nuvem era abaixo de 100, em 2021 o número saltou para mais de 800 profissionais entregando código neste ambiente.
O Selo Cloud de Qualidade foi criado para trazer conforto e segurança para o desenvolvedor, no sentido de avaliar e explicitar em escala o grau de adequação das suas aplicações à Nuvem BB e, como consequência, conferir maior estabilidade ao ambiente.
Ele avalia de forma contínua os serviços em ambiente de produção na Nuvem BB, utilizando critérios de qualidade revistos semestralmente, resultado das melhores práticas para aplicações. Cada um tem um peso qualitativo para classificar a aplicação, de acordo com boas práticas internas e de mercado.
A iniciativa garante que muitas aplicações sejam monitoradas com critérios de observação de qualidade de código. Como consequência, desde sua implantação, houve um incremento na adequação das aplicações de 25% do início das medições até aproximadamente 70% no mês de agosto de 2021.
Com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes, associado ao Selo Cloud de Qualidade foi criado um Indicador de Desempenho de TI. O indicador passou a fazer parte das metas de todos os funcionários das Unidades de Desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia para o segundo semestre de 2021, como indutor de qualidade das entregas.
Insights Ed. 14
1. Soluções de segurança e eficiência operacional para ATMs (Tecban)
2. ATM Reciclador (Sicoob)
3. 20 Selo Cloud de qualidade (Banco do Brasil)
4. Plataforma OaaS (Banco do Brasil)
5. Pix simultâneo em cloud e mainframe (Banco do Brasil)
6. Inteligência Artificial em Operações (Bradesco)
7. Correspondente BRL (Santander)
8. Ação financeira via Pix no WhatsApp (Conta Zap)
9. Plataforma para onboarding seguro (Topaz)