O lançamento da versão impressa do 11º edição do Anuário Brasileiro de Bancos aconteceu durante a programação do Ciab FEBRABAN. A partir dessa semana a publicação também pode ser acessada gratuitamente nas versões iOS e android. Para isso basta baixar o aplicativo da Cantarino Brasileiro na Play Store ou Apple Store.
O diretor da Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino, explica que a versão mobile da publicação tem o objetivo de possibilitar uma fonte de consulta sempre acessível aos executivos do setor. “Além das reportagens sobre as tendências que deverão prevalecer no mercado, o Anuário apresenta seções específicas com informações sobre os principais fornecedores de tecnologia e estatísticas do setor. A possibilidade de ter este material em mãos em qualquer situação é sem dúvida uma ferramenta indispensável para quem vive o dia a dia de um segmento tão dinâmico quanto o bancário”, afirma.
A publicação traz reportagens sobre temas como blockchain, fintechs e os desafios das instituições financeiras com o surgimento das novas tecnologias. O anuário também aborda o crescimento dos chamados bancos cooperativos, que apresentam estratégias agressivas para ganhar mercado dos tradicionais bancos de varejo e chegar ao patamar europeu, onde seus pares dominam até 50% do setor em alguns países.
Outros destaques são as entrevistas com a diretora de tecnologia do Bradesco, Walkiria Marchetti, que conta sobre as iniciativas da instituição com objetivo de se adequar às novas tecnologias e às exigências do consumidor do futuro e a entrevista com Mike Blalock, executivo da Intel, que fala sobre o novo posicionamento da empresa e soluções para o mercado financeiro.