XP compra parte da fintech de IA Olivia


Por Edilma Rodrigues

A XP Investimentos acaba de adquirir participação minoritária da fintech de inteligência artificial Olivia, criada há três anos no Vale do Silício por dois brasileiros. Pelo acordo, a empresa será a parceira oficial de investimentos dentro da solução da Olivia, que está perto de iniciar suas operações no Brasil. A integração das plataformas das duas empresas vai permitir a recomendação 

personalizada de produtos financeiros de acordo com o perfil e a capacidade de investimento de cada pessoa.

A relação entre Olivia e XP começou no ano passado, quando as duas empresas se uniram para criar o assistente Max, lançado pela corretora em setembro. Em nota, a startup conta que essa parceria evoluiu naturalmente para uma sociedade. “A Olivia chega ao país com a missão de ajudar os brasileiros a fazerem mais com seu dinheiro.”

O cofundador da fintech, Lucas Moraes, explica que o usuário médio da solução da empresa poupa apenas 0,8% da renda familiar por mês quando começa a usar a Olivia. “Em apenas 60 dias, esse percentual salta para 5,7%. Com um único clique, o dinheiro economizado pela Olivia vai virar um investimento na XP”, comenta Moraes. A ideia é que, com mais dinheiro no fim do mês, os clientes aumentem sua capacidade de investir.

Moraes acredita que a Olivia pode se tornar uma espécie de carro autônomo do mercado financeiro. “Estamos criando um futuro no qual os produtos financeiros serão inteligentes, incluindo empréstimos que se pagam sozinhos, contas que te ajudam a gastar melhor e investimentos que crescem por si só. Nesse futuro, as pessoas nunca mais precisarão pensar em dinheiro”, avalia.

Ainda de acordo com a fintech, a Olivia é muito mais que uma organizadora financeira ou uma assistente virtual. Ela “quer ser o cérebro que pensa no dinheiro do usuário. Ao acessar os dados da conta bancária, começa a entender sobre as finanças e os hábitos da pessoa. Quando a Olivia aprende sobre o estilo e o momento de vida de quem a utiliza, passa a procurar formas de gastar e investir melhor o dinheiro, sugerindo pequenas e constantes mudanças de rotina e consumo.”

Para garantir acesso à Olivia antes do lançamento oficial no Brasil, basta se inscrever para entrar na fila de espera no site www.olivia.ai.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).