WeChat: o aplicativo de mensagens de bilhões de usuários chineses


  • O WeChat, que pertence à gigante chinesa de tecnologia Tencent, tem mais de um bilhão de usuários mensais, logo atrás do WhatsApp e Messenger do Facebook.
  • Mas, oferece muito mais do que mensagens, os usuários podem fazer de tudo, de pagamentos a recursos para reservar voos e hotéis.
  • Um dos principais atributos é o chamado “miniprogramas”, que são aplicativos dentro do WeChat.

O WeChat é o aplicativo de mensagens mais popular da China, com uma base de usuários mensal de mais de 1 bilhão de pessoas. É improvável, no entanto, que ele seja usado por quem morar fora da China. O WeChat é de propriedade da Tencent, uma das maiores empresas da Ásia em valor de mercado. Embora tenha iniciado como serviço de mensagens, ele se transformou em um aplicativo no qual se pode fazer tudo, de pagamentos a solicitação de transporte, ou mesmo reservas de voos.

É uma perspectiva muito diferente para quem gosta do Messenger do Facebook ou WhatsApp.

Aqui está um resumo do que é o WeChat e como funciona.

Mensagens

Um dos principais usos do WeChat é o envio de mensagens. Assim como no WhatsApp, há uma lista de conversas em que se está engajado. E é possível adicionar pessoas de várias maneiras.

Quando as pessoas trocam detalhes de contato na China, geralmente se vê uma pessoa escanear o telefone da outra. Cada usuário do WeChat tem um código de barras exclusivo conhecido como código QR. A pessoa pode escanear o código QR de outro usuário para adicioná-lo ao WeChat. Também se pode usar um número de telefone ou ID tanto para adicionar uma pessoa como para pesquisar pessoas próximas.

O WeChat é uma das principais formas de comunicação das pessoas na China. Mesmo ao fazer negócios, as pessoas preferem o WeChat ao e-mail. É ainda mais predominante porque serviços como o do Facebook estão bloqueados no País.

Há também um recurso de mídia social chamado “Momentos”. Os usuários podem fazer upload de várias imagens ou vídeos e seus amigos podem comentar ou curtir a postagem.

Pagamentos

Dos grandes supermercados ao menor dos vendedores ambulantes e táxis, é possível pagar coisas com o WeChat em praticamente qualquer lugar na China.

Contanto que se tenha uma conta bancária na China, pode-se vinculá-la ao WeChat. Existem duas maneiras de pagar por algo via aplicativo. Na primeira, a loja pode escanear o código de barras exclusivo do WeChat, que se assemelha à imagem abaixo.

Na segunda, é possível escanear o código de barras do comerciante de quem se está comprando itens ou serviços, como na imagem abaixo.

Na China, se a compra for online na China, haverá a opção para comprar com o WeChat Pay. Neste caso, é necessário inserir uma senha ou usar uma ferramenta de autenticação biométrica para autorizar a transação.

Transferências instantâneas de dinheiro para contatos do WeChat também podem ser feitas por meio da função de mensagens, o que facilita dividir contas ou simplesmente movimentar dinheiro. É possível praticamente não usar dinheiro na China e realmente sair sem a carteira.

O principal rival do WeChat Pay é o Alipay, de propriedade da afiliada do Alibaba, a Ant Financial.

Miniprogramas

O WeChat e o Alipay são frequentemente descritos como “super apps” porque tudo está integrado em um único serviço. Em vez de ter um aplicativo para serviços bancários e outro para transporte, muitos deles são criados diretamente no WeChat para que o aplicativo se torne um ponto de compras único para seus usuários.

As empresas podem optar por lançar miniprogramas – ou aplicativos dentro do WeChat – em vez de um aplicativo independente. O programa permite que as empresas enviem mensagens promocionais diretamente para o usuário via WeChat, além de explorar a base de usuários de mais de um bilhão.

Os miniprogramas se tornaram mais predominantes no aplicativo, na medida em que o WeChat faz um grande esforço para se tornar um ponto único de compras. A Tencent atualizou recentemente o app para que o recurso de miniprogramas tenha sua própria página.

Na imagem acima, está o Dianping, um aplicativo chinês que permite ver a classificação de restaurantes e de serviços locais; a empresa de serviços de transporte DiDi, e o serviço de entrega de comida Meituan. É possível usar todos esses serviços no WeChat e fazer pagamentos sem sair do aplicativo. Dessa forma, o WeChat se torna uma loja de aplicativos, uma vez que tenta manter os usuários conectados ao seu ecossistema.

Jogos e recarga

Existem várias outras coisas que se pode fazer via WeChat, o que inclui gestão financeira e recarga de seu celular

O WeChat também permite jogar. Os jogos são extremamente importantes para a Tencent e representaram cerca de 32% da receita total no terceiro trimestre de 2018.

Fonte: Cnbc

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).