Via Varejo lança fintech para pessoas de baixa renda


Por Edilma Rodrigues

A Via Varejo, que administra a marca Casas Bahia, e a empresa norte-americana Airfox, startup de soluções de pagamentos móveis e digitais, ampliaram sua parceria (vigente desde setembro de 2018) para lançar o banQi. A fintech será o primeiro banco digital voltado a atender de forma ampla as necessidades das classes de baixa renda,” assinala nota da empresa à imprensa. O objetivo do banQi é transformar o relacionamento financeiro dos clientes.

Além disso, a empresa nasce com a expertise da gigante varejista: dados de crédito de cerca de 60 milhões de clientes e mais de 800 pontos de atendimento em todo o Brasil, que servirão como ponto de apoio, atendimento e serviços. “É um banco* digital que terá 100% de alcance real,” enfatiza o comunicado.

De acordo com o CFO da Via Varejo, Felipe Negrão, o novo serviço potencializa o DNA de inclusão da empresa e a coloca em destaque no ambiente de inovação tecnológica aplicada aos serviços financeiros. “Aprimoramos a experiência de compra dos nossos mais de 60 milhões de clientes que já conhecem e confiam na nossa marca. Por meio do banQi poderemos oferecer a expertise de serviços da Via Varejo, que hoje é restrita na Casas Bahia e Pontofrio, para consumo fora da companhia,” assinala Negrão. Atualmente, a empresa tem 5 milhões de pessoas pré-aprovadas no carnê.

A partir da próxima semana, os serviços estarão disponíveis para 34 lojas localizadas no estado de São Paulo. A expectativa é que até o fim de julho todas as unidades da rede estejam integradas à operação do banQi, que contará com outras funcionalidades como assinatura eletrônica do crediário, cartão de débito, saque e rendimento do saldo da conta banQi. “Com os serviços essenciais para efetuar qualquer transação financeira, o banQi levará para mais brasileiros a oportunidade de participar ativamente da economia, sem taxas nem tarifas, diminuindo as barreiras da inclusão”, explica o fundador e CEO da Airfox, Victor Santos.

Clientes banQi também terão acesso a empréstimos pessoais com juros mais baixos e isso será possível com tecnologia da Airfox que usa dados alternativos do celular e transações financeiras para criar modelos de créditos mais dinâmicos que usam machine learning. Outra novidade é que os serviços oferecidos pelo banQi não se restringem aos clientes da Casas Bahia. Qualquer pessoa, cliente ou não, poderá abrir sua conta digital de maneira fácil e rápida pelo aplicativo disponível na Google Play.

Disponível para celulares Android, a plataforma é gratuita e, segundo a empresa, fácil de usar. “A criação da conta digital é descomplicada, não exige comprovação de renda e em menos de 7 minutos já é possível usar os serviços financeiros do banQi.” “Nós somos capazes de oferecer tudo isso sem taxas porque usamos tecnologia para diminuir os custos”, ressalta Santos.

A Via Varejo explica que se refere à fintech como banco de forma meramente ilustrativa. “BanQi é uma marca de titularidade da Airfox Serviços e Intermediações Ltda.(“Airfox”), sociedade que não realiza atividades privativas de instituições financeiras. A Airfox presta serviços de pagamento, na qualidade de instituição de pagamento, em conformidade com a Lei nº 12.865/13 e regulamentação aplicável do Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil,” esclarece o comunicado.

Com informações da assessoria de imprensa


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