Via Varejo compra 80% do banQi e pode adquirir os 20% restantes


Por Edilma Rodrigues

A Via Varejo adquire 80% das ações da CarrierEQ, Inc. d/b/a Airfox, empresa detentora do banQi, carteira de serviços financeiros 100% digital e 100% real, sem tarifas, que funciona por meio de um aplicativo. A companhia anuncia o exercício da Opção de Compra em comunicado ao mercado enviado à CVM. A operação ainda está sujeita ao cumprimento de certas condições precedentes. O Conselho de Administração da Via Varejo aprovou ainda a aquisição de participação adicional das ações do banQi o que, caso consumado, permitirá a compra de até 100% da sociedade. 

O banQi combina as soluções da fintech em crédito, meios de pagamento e serviços digitais e a gigante varejista de eletroeletrônicos e móveis com mais de mil lojas físicas no Brasil e 84 milhões de clientes. Além da capilaridade nacional da Casas Bahia. Hoje, são 200 lojas com a carteira digital disponível. Em 30 dias, o aplicativo estará disponível em todas as lojas da companhia. 

“Trazermos para dentro uma operação como o banQi é fundamental para uma empresa que tem a inclusão em seu DNA. A visão de termos uma carteira digital dentro de casa é promover a inclusão em vários sentidos: econômica, social e digital”, afirma o CEO da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer. Atualmente, o Brasil tem um mercado potencial de 60 milhões de desbancarizados ou pessoas não totalmente servida por bancos. 

A Airfox manterá suas operações em Boston, nos Estados Unidos, atuando também como um centro de desenvolvimento tecnológico e de inovação em serviços digitais, com potencial para aplicação em diferentes áreas de negócio, além de varejo e serviços financeiros.

As lojas funcionam como ponto físico para a oferta de serviços aos clientes banQi: eles podem realizar saques e depósitos diretamente em sua conta nos caixas das lojas Casas Bahia, além de realizar a contratação do crediário sem a necessidade de se dirigir ao balcão e também de ter disponível no app banQi o carnê digital. Os serviços oferecidos não se restringem aos clientes da Casas Bahia. O aplicativo está disponível para qualquer pessoa. 

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).