Token impresso em tempo real para pagamentos offline


A solução de Pagamento Móvel Offline, desenvolvida pela Matera e incluída nos aplicativos do Tribanco e da BePay, permite que valores sejam transacionados entre usuários de celular que contem apenas com tela e câmera, sem nenhuma necessidade de conexão. No aparelho do consumidor, é gerado um QR Code que contém os dados da transação financeira, como valor, data de validade, identificação do pagador, do recebedor (opcional), e autenticação. No aplicativo do varejista, basta apontar a câmera e registrar o pagamento.

A Matera patenteou a tecnologia no Brasil e Estados Unidos. Segundo o documento de inscrição do projeto no XIV Prêmio Relatório Bancário, os principais desafios foram relacionados ao incremento de segurança do processo e redução do volume de dados trafegados via QR code, bem gerar esses dados de forma que o QR Code tenha a menor densidade (“pixels”) possível, para evitar problemas de usabilidade e restrição aos celulares de baixo custo.


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).