Super Troco é uma das 50 mais inovadoras do varejo supermercadista


Por Edilma Rodrigues

A edição de dezembro da revista Super Varejo, publicação da Associação Paulista de Supermercados – APAS, selecionou as 50 startups brasileiras que mais colaboram para o processo de inovação do segmento supermercadista. O Super Troco, um programa de pontos que apresenta solução ao atrito causado pela falta de troco no caixa, foi uma das novas empresas de tecnologia destacadas na categoria “Operações”. 

A publicação monitorou 300 startups de tecnologia em oito categorias: pagamentos, operações, e-commerce, logística, inteligência artificial, internet das coisas, engajamento do consumidor, sustentabilidade. Entre as selecionadas estão a PicPay, Antecipa, BeePay, Nama, Dod, Propz etc.

Troco vira pontos e fideliza consumidor

A plataforma do Super Troco foi criada para solucionar o problema da falta de troco no comércio e sem custo de implantação para o varejista. De acordo com a empresa, mesmo com toda a tecnologia em sistemas de pagamento, a falta de troco no Brasil é uma realidade que ainda causa grandes prejuízos ao comércio. A solução ainda “estimula a adesão do consumidor por meio de benefícios como a conversão para pontos e participação em sorteios com prêmios em dinheiro, gerando uma nova fonte de receita ao lojista e fidelizando o consumidor.

Além da redução das perdas geradas pela falta de dinheiro para o troco, o Super Troco lista outros benefícios aos varejistas como diminuição das despesas operacionais para disponibilizar moedas nos caixas, de filas e de perdas financeiras na quebra de caixa, já que os arredondamentos sempre priorizam o ganho do cliente. A fidelização e a criação de novos atrativos também são vantagens indicadas pela empresa que aproximam o consumidor. Há incremento das vendas em decorrência da utilização dos pontos acumulados e parte do troco convertido em pontos retorna ao varejo como margem de distribuição.

O Super Troco salienta que seu programa de pontos foi criado para resolver o problema do troco no caixa e não para ser usado como um programa de pontos tradicional de fidelidade (apesar de ter a fidelização como um de seus benefícios). 

Conversão do troco em pontos e prêmios em dinheiro

Quando chega ao caixa para pagar suas compras em uma das redes participantes, o consumidor tem a opção de transformar o seu troco em pontos Super Troco, que são creditados diretamente no seu CPF. Um procedimento fácil e rápido, realizado no próprio sistema do PDV em poucos segundos. Com R$ 0,10, por exemplo, o consumidor adquire 10 pontos Super Troco e com os pontos acumulados ele pode trocar por produtos e serviços diretamente no site do Super Troco, transferir para outros programas de fidelidade, doar para instituições filantrópicas ou ainda usar nos próprios estabelecimentos comerciais conveniados.

O cliente pode adquirir pontos Super Troco quantas vezes ele quiser e para incentivar o cliente, o Super Troco realiza campanhas de incentivo com sorteios em dinheiro. Semanalmente são contemplados até 100 (cem) clientes, com valores proporcionais ao troco convertido em Super Troco, podendo o prêmio máximo chegar a R$ 500 mil quando a conversão de troco em pontos Super Troco for de R$ 10,00.

A apuração dos números da sorte contemplados se baseia no resultado da extração da Loteria Federal que ocorrem aos sábados. As regras do programa de pontos, assim como as regras do sorteio, que é lastreado em títulos de capitalização da modalidade incentivo, emitidos pela ICATU CAPITALIZAÇÃO S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, Processo SUSEP nº 15414.901825/2019-77, estão no regulamento do programa, disponível no site www.supertroco.com.br e no cartório de título de São Paulo.

Para começar a acumular pontos, o consumidor não precisa estar cadastrado, basta digitar ou informar o seu CPF ao operador do caixa. O cadastro será necessário apenas no momento de usar os pontos acumulados para resgatar produtos, serviços ou demais benefícios e, também, para recebimento do prêmio em dinheiro, caso venha a ser sorteado.

O Super Troco atua em milhares de PDVs de grandes redes de varejo, em diferentes estados do Brasil, com forte expansão nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).