Score de crédito: quatro histórias de horror que podem acontecer a qualquer um


As pontuações de crédito ou scores de crédito determinam muito sobre a vida financeira de uma pessoa. Elas foram definidas para identificar a probabilidade de um indivíduo pagar sua dívida, mas também podem atuar como um boletim de notas da idade adulta. Muitos enfrentam situações difíceis com problemas de score de crédito, incluindo pessoas inteligentes, bem-sucedidas e financeiramente experientes (como as mencionadas aqui).

Como essas histórias de horror mostram, é fácil fazer com que esses dígitos cruciais caiam com um erro honesto ou um simples descuido.

Veja como erros simples em um dia de mudança ou na lua de mel podem ficar em seu registro financeiro meses mais tarde.

Pagar a dívida antecipadamente fez minha pontuação de crédito cair de 40 a 50 pontos

Quando se trata de score de crédito, ler as letras miúdas ajuda.

“Há cerca de nove anos, estava perto de comprar uma casa e fazer uma hipoteca”, comenta o CEO da Diabetes Life Solutions, Matt Schmidt. Ele decidiu pagar o saldo de seu empréstimo estudantil antes do previsto, o que parecia uma ideia inteligente na época.

Este comportamento aparentemente responsável saiu pela culatra.

“Meu empréstimo estudantil era meu único tipo de dívida à prestação. Mesmo tendo pagado minha dívida, a FICO me penalizou por não ter dívidas em parcelas”, conta Schmidt. Essa penalidade resultou em um impacto no score de crédito bastante sério. “Minha pontuação de crédito caiu 40-50 pontos, e levou cerca de quatro meses para voltar para onde estava anteriormente”, explica Schmidt. Isso atrasou a compra de sua casa por quatro a cinco meses.

“Obviamente, nunca pensei que ser responsável e pagar a dívida afetaria negativamente a minha pontuação de crédito”.

Um descuido em minha lua de mel me custou caro em pontos de crédito

“Depois de me casar, minha esposa e eu fomos para a lua de mel na Argentina”, conta o CEO da Self Lender, James Garvey. “Como parte da minha checklist, coloquei todas as contas em débito automático – ou foi o que pensei.” Mas os recém-casados ficaram bastante surpresos quando voltaram para casa.

Um dos cartões de crédito que Garvey supôs estar em débito automático acabou por não ser pago por dois meses.

“Como resultado, minha pontuação de crédito foi prejudicada por anos. Depois dessa experiência, fundei uma empresa para ajudar as pessoas a construir crédito e economizar dinheiro de forma responsável, a Self Lender.”

Garvey é outra pessoa que transformou uma experiência difícil com score de crédito em oportunidade de ensinar outros.

Meu crédito despencou para 500 após não pagar uma conta

“Quando comecei a aprender sobre finanças e a construir meu crédito, a pontuação caiu para os baixos 500, depois da falta de pagamento de uma parcela do empréstimo estudantil”, comenta a especialista em finanças da SproutCents, Lisa Fox. No entanto, todo o impacto gerado por uma única conta não paga ficou mais complicado.

“Como a empresa que forneceu meu empréstimo estudantil listou cada parcela como sendo 19 dívidas individuais, ela reportou como seu eu tivesse deixado de pagar 19 prestações,” conta Lisa.

As repercussões financeiras foram graves e duradouras

Segundo Lisa, sua pontuação despencou e demorou alguns anos até desaparecer do seu boletim de crédito e as coisas se equilibrarem. “Aprendi da maneira mais difícil a consolidar meus empréstimos e pagar a tempo.” Agora, Lisa também trabalha para ajudar outras pessoas a alcançar a estabilidade financeira.

Uma caixa no lugar errado no dia da mudança me custou vários pontos no score de crédito

Minha pontuação de crédito caiu quando minhas correspondências foram para o endereço errado depois de me mudar.

É muito fácil que coisas importantes se percam com a bagunça durante uma mudança e, às vezes, pode até causar repercussão em seu crédito financeiro.

“Uma das minhas próprias pontuações caiu há vários anos, depois que nos mudamos”, explica a colunista de finanças pessoais da NerdWallet, CFP, e autora do livro “Your Credit Score”, Liz Weston.

“Um livro da biblioteca foi colocado numa caixa e guardado, e os avisos de atraso (juntamente com um monte de outras correspondências, incluindo um cheque pré-datado de 401 mil) acabaram indo para o endereço errado”, esclarece Liz. É claro que se mudar é estressante e cansativo, de modo que esse descuido passou um pouco despercebido.

“Quando percebi, tinha uma coleção em meu boletim de crédito da TransUnion e minha pontuação FICO caiu mais de 50 pontos.”

Como todos na lista, Liz saiu, de fato, da situação difícil de crédito. “Pagar todas as contas não ajudou, mas o tempo (afinal) o fez”, finaliza Liz.

Fonte: Business Insider

  1. N.T. Segundo a Wikipedia, a pontuação FICO foi introduzida pela primeira vez em 1989 pela FICO, então chamada de Fair, Isaac e Company. O modelo FICO é usado pela grande maioria dos bancos e concessores de crédito, e é baseado nos arquivos de crédito do consumidor das três agências de crédito norte americanas: Experian, Equifax e TransUnion. Como o arquivo de crédito do consumidor pode conter informações diferentes em cada uma das agências, as pontuações da FICO podem variar dependendo de qual agência fornece as informações para gerar a pontuação.

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).