Primeiras inovações dos serviços financeiros no Brasil vão passar pela RBSFN, avalia Sicoob


Por Edilma Rodrigues

A Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), lançada pela Febraban e pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), na semana passada no Ciab, conecta as principais instituições financeiras do Brasil por meio da plataforma Hyperledge IBM. Criada pelo grupo de trabalho de blockchain da Febraban, a rede conta inicialmente com Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, JP Morgan, Original, Santander e Sicoob. E seu primeiro uso é uma solução de verificação e compartilhamento de identificações de dispositivos móveis, para evitar fraudes.

Para o diretor de tecnologia da informação do Sicoob Confederação, Antônio Vilaça Júnior, não há dúvidas de que as principais inovações dos serviços financeiros no Brasil passarão pela rede anunciada no Ciab.

O Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – iniciou em 2016 seus primeiros estudos sobre a tecnologia blockchain por seu uso ter demonstrado ganhos de eficiência e aumento da segurança na realização de transações nas diferentes indústrias onde vem sendo utilizada. Em parceria com outras grandes instituições financeiras nacionais, a entidade criou em 2017 o Sistema Financeiro Digital (SFD), que conecta datacenters dos participantes e permitiu em 14 de novembro 2018 realizar a primeira transferência em tempo real de valores entre as instituições financeiras por meio da tecnologia blockchain.

Segundo comunicado da organização, o conhecimento adquirido ao longo do projeto SFD permitiu ao Sicoob ser uma das primeiras instituições a entrar no RBSFN. O superintendente de governança de TI, segurança e inovação do Sicoob Confederação, Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues, avalia que a experiência com o SFD tem sido muito rica. “Estamos seguros do poder disruptivo da tecnologia para o Sistema Financeiro Nacional,” assinala.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).