Plataforma de core bancário apoia transformação digital do setor


Por Edilma Rodrigues

A Stefanini criou solução de arquitetura aberta, modular, escalável e integrada a canais digitais, por meio de APIs, para apoiar a transformação digital no setor financeiro. A plataforma Topaz para core bancário (sistema que processa produtos e serviços das instituições) permite operações em tempo real, de forma centralizada e disponível em múltiplos canais. E executa todas as etapas do gerenciamento do banco, o que permite que empresas financeiras de qualquer porte transformem seus principais processos com mais agilidade, facilidade, segurança e redução de custos.

O diretor da Stefanini, Jorge Iglesias, explica que a solução está preparada para atender a estratégia de qualquer banco, independentemente do tamanho. “Temos uma plataforma robusta e uma equipe totalmente capacitada para apoiar a construção desse novo mundo”, afirma ele.

A transformação no Sicredi

Iglesias foi o responsável pela plataforma utilizada para suportar a transformação digital do Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, e que atende a 3,7 milhões de associados.

O projeto substituiu de forma gradual os sistemas de core bancário. Segundo comunicado da empresa à imprensa, o objetivo era atender a demanda dos associados por conveniência e agilidade, além de conectar mais pessoas por meio do cooperativismo.

“Com uma plataforma modular, escalável e fortemente integrada aos canais digitais, por meio de APIs, esperamos ampliar, em 2019, nossa atuação em outros bancos do Brasil e América Latina”, destaca o executivo.

A solução

Atualmente, existem três categorias do Topaz: Topaz Banking; Topaz Trace e Topaz Microfinance. A primeira delas suporta todas as etapas e processos bancários, como verificação de contas e poupanças, depósitos a prazo e empréstimos comerciais e pessoais. E permite operações bancárias em tempo real de forma centralizada, disponível em múltiplos canais, o que ajuda os bancos a redefinirem seu papel e reimaginarem as relações com os clientes, criando lealdade e novos fluxos de receita para atender seu cliente.

O Topaz Banking, de arquitetura aberta, atende aos requisitos regulatórios e contempla todas as etapas e processos para bancos, financeiras, intuições de pagamento, fundos de investimentos e empresas varejistas que também queiram atuar no segmento financeiro.

O Topaz Trace é especializado em compliance e faz monitoramento, gerando listas restritivas, tanto internas como externas; alertas em tempo real; análise de perfil do cliente e relatórios de conformidade. O Topaz Microfinance atende instituições de microfinanças e microcrédito especializadas em processos de depósitos a prazo e remessas.

De acordo com o diretor global de Inovação & Negócios Digitais da Stefanini, Breno Barros, a economia digital trouxe um novo desafio para as instituições financeiras, que precisam se transformar o tempo inteiro. “Não há disrupção apenas com a tecnologia, mas principalmente com as pessoas. Por isso, as corporações devem mudar a forma de lidar com elas para que a transformação digital realmente aconteça para todos. Não são empresas que mudam, são as pessoas”, comenta.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).