Participação de fintechs no microcrédito será incentivada em pacote de medidas do BC


Com o objetivo de aumentar a oferta e a competição no mercado de microcrédito, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou no final da semana passada que a instituição apresentará em breve um pacote de medidas que deve incluir incentivos para a atuação de fintechs nesse segmento.

Uma reportagem feita pela Agência FolhaPress e publicada pelo Diário do Comércio, informa que a iniciativa seria uma continuação da proposta apresentada em agosto do ano passado. Na ocasião o BC já havia indicado uma tendência de simplificação para concessão de microcrédito que incluía a autorização para fintechs operarem esse tipo de empréstimo. Naquele momento a ideia havia sido colocada em consulta pública.

Como argumento para a medida, Campos Neto informou que atualmente existem apenas duas instituições, uma pública e outra privada, com ampla atuação no microcrédito. O presidente do BC revelou que as duas têm inadimplência baixa, em torno de 1,7%, e rentabilidade alta, acima de 30%. 

“É um programa que nós queremos incentivar. Vai sair um pacote de medidas em breve sobre isso, para facilitar, baratear e estimular, inclusive fintechs que queiram participar do microcrédito”, afirmou. 

As declarações foram apresentadas durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019 sobre democratização do sistema financeiro. Em sua fala, o executivo opinou ainda que outra grande oportunidade para as fintechs será criada com a consolidação do sistema de pagamento instantâneo previsto para acontecer em 2020.  

“É um terreno bastante fértil para as fintechs, porque, na hora em que você tem pagamento instantâneo, você começa, com um custo menor de intermediação e com maior informação, você consegue prestar serviço financeiro em tempo real”, disse Campos Neto.

Fonte: http://diariodocomercio.com.br/pacote-para-incentivar-fintechs-sai-em-breve/


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).