Parceria: clientes com cartões de crédito do Itaú Unibanco podem usar o PayPal


Por Edilma Rodrigues

Itaú Unibanco expande parceria com o PayPal para todos os clientes com cartões de crédito do banco, que podem vincular o plástico ao PayPal por meio dos aplicativos Itaú, Itaucard, Itaú Personnalité e Credicard. O piloto do projeto entrou em produção no início do ano apenas para usuários dos apps dos cartões. Com a ampliação do acordo entre as empresas, a carteira agora pode ser usada por todos os portadores dos mais de 33,8 milhões de cartões de crédito emitidos pela instituição. 

O objetivo da aliança, que teve início no segundo semestre de 2018, era facilitar as compras online para os consumidores e aumentar a conversão de vendas para os varejistas. A diretora geral do PayPal para o Brasil, Paula Paschoal, assinala que, neste momento, a parceria está em sua fase mais importante, por democratizar o serviço a todos os clientes do banco. “É só o começo,” promete.

Para usar a carteira é preciso atualizar os apps (Itaú, Itaucard, Itaú Personnalité e Credicard) do banco. A versão com o PayPal está disponível, segundo a instituição, a partir de hoje (11). É possível cadastrar todos os cartões na carteira digital. E uma das novidades é que esse cadastro é feito uma única vez. Todas as atualizações, seja pela troca do plástico por estar vencido, bloqueado ou por outros motivos, são feitas automaticamente.  

Há também o recurso One Touch™. Nele, os clientes podem concluir suas compras com um único clique, sem precisar digitar seu login e senha ou inserir dados financeiros toda vez que compram. Com a abrangência mundial do PayPal – 23 milhões de lojas virtuais em mais de 200 mercados – os portadores dos cartões de crédito do Itaú podem fazer compras em todo o mundo.

A redução do risco de fraudes com o uso da solução foi destacada pelo head de pagamentos do PayPal, Carlos Nomura. “Recebemos as informações financeiras criptografadas, diretamente do Itaú, o que corrobora para não haver erros de digitação, por exemplo, além de dispensar a inserção de dados do cartão em e-commerces.” Para o executivo, trata-se de um novo momento. “Saímos da digitação e entramos no fluxo.”

Sobre a estratégia para carteiras digitais do Itaú Unibanco, o diretor da instituição Rubens Fogli, ressalta que ela é agnóstica, com a inclusão de todas as carteiras do mercado. “Para cada necessidade, o Itaú tem uma carteira que faz sentido para cada cliente. No caso do PayPal, a distribuição é maior, inclusive do iti (plataforma de pagamentos por QR code do Itaú).” Ainda de acordo com o executivo, o mundo virtual do PayPal tem mais penetração que bigtechs, resolvendo fricção nos pagamentos.”

O próximo passo é vincular os cartões de débito ao PayPal, o que deve ocorrer, segundo Fogli, entre o fim deste ano e início de 2020. “Os pagamentos com débito na carteira digital serão uma forma de incluir clientes que não têm cartão de crédito.”


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