IoT permite pagar gasolina com a placa do carro


Por Edilma Rodrigues

O Agibank lançou esta semana o Agibank PayCar, solução de pagamento para postos de gasolina, pedágios e estacionamentos conveniados ao banco gaúcho.  O PayCar utiliza a leitura da placa do automóvel antes da confirmação da operação – que pode ser feita tanto por uma notificação de push no celular do cliente, quanto pelo reconhecimento facial, sem necessidade de sair do carro. A empresa informa que a tecnologia foi validada em testes piloto pelos laboratórios do Agibank, e está pronta para ir às ruas.

O fundador e CEO do Agibank, Marciano Testa, explica que a placa do carro se conecta à conta digital do cliente por meio de uma solução de IoT (Internet of Things), utilizando a tecnologia de OCR (Optical Character Recognition). “O cadastro da conta digital combinado ao segundo fator de autenticação – pelo app ou pelo reconhecimento facial – garante total segurança aos nossos clientes”, completa.

O Agibank PayCar está integrado ao aplicativo do banco, o que permite o débito em conta do cliente e crédito na conta do posto parceiro de forma rápida e transparente. “A solução utiliza IoT nos estabelecimentos auditados por geolocalização e demais camadas de controles de segurança. As tecnologias de reconhecimento de imagens através de OCR operam em conjunto com Machine Learning, sendo ambos os serviços em nuvem”, detalha o CIO do Agibank, Fernando Castro. “No futuro, qualquer eletrodoméstico poderá ter sua conta própria no Agibank, enquanto o cliente apenas aprova as transações de maneira rápida e simples”, projeta Castro.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).