Innovation Ranking LATAM lista as 100 startups mais inovadoras da AL


Por Edilma Rodrigues

O papel das startups em resolver velhos problemas com criatividade, em pensar em soluções mais ágeis, baratas e adequadas às necessidades dos clientes / usuários, em renovar conceitos e modos de oferecer produtos e serviços está presente em todos os segmentos. Com o intuito de destacar as soluções mais inovadoras e com potencial de melhorar a vida das pessoas, a Cantarino Brasileiro criou índice que mede a inovação dessas empresas na América Latina, o Innovation Ranking LATAM. A lista geral conta com os Top 100 do Innovation Latam.

Para chegar a esta relação de maneira isenta e precisa, a Cantarino Brasileiro contou com mais de 60 jurados de 13 países, os mesmos que avaliaram o Innovation Awards Latam 2018. Vale mencionar que o Innovation Ranking LATAM recebeu 326 inscrições tanto de startups que participaram da competição e como de empresas que se inscreveram somente para ranking. Deste modo, a lista pode não coincidir com os vencedores do Awards. “Os critérios de avaliação para o ranking foram complementares aos da competição e pediam dados como modelo de receita, problema que o negócio se propõe a resolver e inovação,” informa o CEO da Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino.

Além disso, todas as notas dadas pelo júri foram ponderadas estatisticamente, uma vez que nem todos os cases foram avaliados pelos mesmos jurados, o que poderia impactar no resultado – caso um jurado fosse mais rigoroso que outro, por exemplo. De acordo com o estatístico responsável pelo tratamento desses dados, Luís Otavio Benguigui, o desafio foi não deixar que essa variação de avaliações influenciasse no resultado. “Normalizei as avaliações dos jurados com alguns tratamentos estatísticos das notas, tanto para o ranking como para a competição,” explica.

Sob a rubrica Innovation Latam, a Cantarino Brasileiro vem construindo um hub de startups para apoiar, desenvolver, reconhecer e premiar iniciativas disruptivas em toda a América Latina. Há um mês, a empresa divulgou os vencedores do Innovation Awards Latam 2018, competição que reuniu startups de diversos países, com 800 cases inscritos. Também promoveu encontros e seminários como Innovation Day, em Buenos Aires (28/6), em São Paulo (1/8) e no México (14/8). E, ainda este ano, vai promover mais eventos na região com o intuito de fomentar o ecossistema das startups na América Latina e levar conteúdo relevante

“Nossos eventos de engajamento, realizados em toda a região, trazem mais e mais interesse de investidores para as empresas em todos os países,” comenta Cantarino, que ressalta sobre o ranking: “esperamos expor a maior quantidade possível de startups ao mercado, possibilitando a geração de negócios.”

nota1_extra1_new


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).