Fintechs tornam antecipação de recebíveis o crédito empresarial que mais cresce no país


De acordo com dados do Banco Central, em agosto, a antecipação de recebíveis movimentou um total de R$ 83,7 bilhões. O volume representa um crescimento de 31,5% em relação ao mesmo período de 2018, o que colocou a modalidade na condição de linha de crédito empresarial com o maior índice de crescimento do país. 

A informação foi publicada pelo jornal Contábil. A reportagem afirma que a atuação das fintechs seria uma das principais razões para este desempenho. Segundo a reportagem, as startups financeiras permitem o aprofundamento de um ciclo de automação na modalidade. 

Isso porque as fintechs possibilitam a realização de todo o processo de antecipação de recebíveis em poucos minutos, de modo digital e a juros extremamente atraentes. 

O veículo menciona declaração do sócio-diretor da Giro.Tech, fintech especializada em antecipação de recebíveis, Ronaldo de Oliveira. De acordo com ele, com as fintechs é possível ter a garantia de pagamento pelo comprador (risco controlado), e assim ter acesso a juros baixos e sem a burocracia que geralmente existe em empréstimos com grandes instituições financeiras.

O portal explica que os recebíveis são títulos de crédito estabelecidos por uma negociação entre compradores e fornecedores com um valor negociado a ser pago em um prazo determinado. Muitas vezes, no entanto, o fornecedor sente a necessidade de antecipar o recebimento, em função de alguma necessidade de fluxo de caixa, seja para sustentar suas atividades ou realizar investimentos.

Ronaldo de Oliveira explica que a antecipação de recebíveis é atrativa para o fluxo de caixa do pequeno empresário e também para as grandes empresas, que têm a sua cadeia de fornecimento fortalecida, podendo contar com a qualidade dos produtos e serviços entregues. 

Fonte:https://www.jornalcontabil.com.br/antecipacao-de-recebiveis-e-a-linha-de-credito-que-mais-cresce-no-brasil/


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).