Finep reduz juros de crédito para inovação


A Finep reduziu as taxas de juros das suas principais linhas de crédito: Inovações Estratégicas (de TJLP para TJLP-0,5% a.a.); Inovação Pioneira (de TJLP+1,5% para TJLP+0,5%, com possibilidade de acumular outros benefícios). Este último é a linha mais demandada pelos empresários e deve ser utilizado para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inéditos para o Brasil, com elevado grau de inovação e relevância para o setor econômico beneficiado.

Além disso, houve redução de três linhas voltadas para diferenciação de produtos, processos e serviços; redução de custos; e difusão de tecnologias. Para elas, as taxas variam de TJLP + 1,5% a TJLP + 6,25%. A financiadora também anunciou condições mais favoráveis de carência, prazo total e participação.

“O objetivo central da mudança é aumentar a produtividade das empresas brasileiras por meio da inovação. Cerca de R$ 3,5 bilhões devem ser demandados, de acordo com a expectativa dos analistas da financiadora,” informa o comunicado à imprensa da empresa pública para inovação e pesquisa.

A Finep informou ainda que para inovações consideradas estratégicas para o país e que ainda não estejam disponíveis no mercado nacional, o custo do financiamento se tornou um dos menores do segmento, podendo ainda acumular outras reduções.

Segundo a financiadora, bônus adicionais serão concedidos para empresas que desenvolverem projetos em associação com universidades ou institutos de pesquisa, com redução de 1 p.p. na taxa do financiamento, independentemente da linha. A única condição é que, pelo menos, 15% do empréstimo seja destinado a esses parceiros. Esses bônus também serão dados caso a empresa apresente garantias financeiras (fiança bancária, seguro garantia ou penhor de aplicações financeiras). “Nessas circunstâncias, o desconto na taxa varia de 0,5 p.p a 2,0 p.p., de acordo com cada linha,” explica a Finep.

 


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).