Estratégia do Banco ABC Brasil é acelerar projetos que usam muita tecnologia


O Banco ABC Brasil cria diretoria de Data Science e inaugura o ABC Innovation Lab, laboratório de inovação e fomento ao intraempreendedorismo. O intuito do banco é lidar com projetos que usam intensivamente tecnologia e desenvolver negócios 100% digitais para a própria instituição. O ABC Innovation Lab, em operação há pouco mais de quatro meses, é liderado pelo recém-contratado diretor vice-presidente de produtos, canais, inovação e marketing, Marco Mastroeni, e pelo diretor de negócios digitais, Gustavo Machado.

De acordo com o deputy CEO da instituição, Sergio Lulia Jacob, o objetivo do ABC Innovation Lab é conduzir e acelerar ideias e projetos baseados no uso intensivo de tecnologia que aportem ganhos de eficiência e tragam novas ferramentas e oportunidades de negócios para o banco ABC Brasil. “Teremos, assim, um espaço promotor de inovação, com olhos abertos para o mercado, implementando novas ideias, práticas e conceitos, ao mesmo tempo em que preservamos e reforçamos nosso core business”, explica Jacob.

A instituição constituiu, recentemente, a diretoria de Data Science para trabalhar com dados de uma maneira mais avançada. “Atualmente, o uso de dados nos negócios é essencial para qualquer empresa que deseja permanecer competitiva no mercado. Entendemos que o uso de dados torna nossa atuação mais assertiva, na medida em que nos propicia oferecer produtos e soluções que o cliente necessita”, destaca Mastroeni.

O laboratório de inovação

Desenvolvido em um ambiente fisicamente apartado, mas próximo ao Banco ABC Brasil, o ABC Innovation Lab envolve, atualmente, cerca de 60 profissionais, em sua maioria das áreas de tecnologia e experiência do cliente. “O ABC Innovation Lab está conectado ao banco na medida de nossas necessidades. Para rodar grande parte do que fazemos no Lab não é necessário acessar o banco e, assim, conseguimos operar de maneira mais flexível com toda a segurança que a instituição requer”, ressalta Marco Mastroeni.

Além de profissionais do próprio banco ABC Brasil, o ABC Innovation Lab conta com parceiros especializados em diversas áreas, como por exemplo prevenção a fraude digital, biometria facial, cientistas de dados, inteligência artificial e desenvolvimento de software. 

De acordo com Gustavo Machado, o foco é promover a melhor experiência para o cliente, mantendo contato constante com o mesmo, promovendo conversas e entrevistas no próprio Lab, fazendo uso de dados por meio de web analytics e CRM, além de aplicar técnicas para redução dos pontos de fricção de suas jornadas através de growth hacking e design thinking. “O ABC Innovation Lab é um espaço com bastante mobilidade e o que esperamos é adaptar este ambiente de acordo com a necessidade, agregando valor aos nossos clientes, ao banco e aos acionistas”, destaca Machado.

O Banco ABC Brasil, no País desde 1989, é um banco múltiplo especializado na concessão de crédito e serviços para grandes empresas, que conta com suporte de um controlador internacional e autonomia local. É administrado por uma equipe de executivos que também são acionistas do banco e possuem longa experiência no mercado financeiro. 

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).