Empresas investem em serviços bancários para atender os 62% dos brasileiros que usam redes sociais


Por Edilma Rodrigues

As facilidades de pagar contas, transferir dinheiro, investir pelo celular atraem cada vez mais pessoas. Fato constatado na Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada no primeiro semestre deste ano. O estudo mostrou que o número de transações bancárias, com movimentação financeira (sem contar consultas de saldo, etc.) feitas via celular cresceu 70% e representaram 35% do total de 71,8 bilhões das operações, em 2017.

Outra tendência que deve ganhar força nos próximos anos são as transações bancárias por smartphones em aplicativos de redes sociais, com soluções em formato de um teclado seguro integrado ao aplicativo móvel ou à carteira eletrônica de um banco. Não é por acaso que instituições e empresas de soluções financeiras vêm ampliando a oferta de ferramentas de serviços bancários em plataformas sociais ou de mensagens de modo que os usuários possam fazer várias operações. Para se ter uma ideia, 62% dos brasileiros usam redes sociais no Brasil e a média de tempo que gastam é de 3h39min, de acordo com o estudo Digital in 2018, da We are Social.

Atualmente, é possível transferir dinheiro pelo celular diretamente no app do WhatsApp ou Facebook, por exemplo, sem ter que abrir o aplicativo do banco, consultar saldos, fazer pagamentos, depósitos, programação de saques e localizar caixas eletrônicos são alguns recursos disponíveis nestas soluções. “O mercado financeiro representa um dos principais mercados consumidores de tecnologia da informação, movido por agilidade, segurança e transparência”, avalia Pierre Lassus, VP de software & serviços da Valid, uma das primeiras a desenvolver soluções bancárias para redes sociais.

Em 2017, a multinacional Valid, em parceria com a startup israelense Paykey, desenhou para o banco Davivienda, instituição privada da Colômbia com mais de mais de 6,6 milhões de clientes, solução que permite ao usuário gerenciar seu dinheiro pelo smartphone sem ter uma conta bancária ou cartão de débito. O app permite fazer transações bancárias via Facebook Messenger – os valores das operações são creditados diretamente nas contas dos beneficiados – e a transferência para colombianos que estejam no exterior.

De acordo com Lassus, a solução Valid Social Banking foi pensada para oferecer aos bancos uma solução rápida, fácil e segura para a exigente geração millennial, migrando as transações bancárias para as redes sociais.

Com informações da assessoria de imprensa, Marketing sem Gravata e We are Social


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).