Blockchain para simplificar fluxo de numerário


Com o objetivo de otimizar a gestão do ciclo do dinheiro no sistema bancário, a TecBan implementou a solução End 2 End Blockchain Interbancário, para automatizar as operações interbancárias. A automação das transações de interbancário possibilita que as instituições financeiras informem as disponibilidades e necessidades diárias de dinheiro utilizando a tecnologia de blockchain. Assim as operações são geradas e comunicadas automaticamente, de forma online, reduzindo o tempo que a instituição financeira leva para enc ontrar a disponibilidade de dinheiro em outras instituições e para depositar o excesso.

Com o projeto, inscrito no XIV Prêmio Relatório Bancário, os custos despendidos no processo também são minimizados, uma vez que a solução prevê a otimização intra e entre custódias de valores. Ou seja, muitas das vezes não é sequer necessário transportar o numerário; apenas com uma movimentação na custódia a necessidade é atendida e a operação é concluída.

A tecnologia de blockchain proporciona maior integridade e confiabilidade nas operações geradas, uma vez que o framework utilizado cria um registro na conta razão “ledger” a cada informação inserida/gerada (necessidade, disponibilidade e oportunidade) na aplicação e as entidades participantes devem endossar a operação. As regras da operação e o que vai ser registrado no framework estão no algoritmo do “Smart Contract”. A solução garante que cada instituição financeira acesse somente, as necessidades/disponibilidades feitas e as oport unidades em que estiverem envolvidas.


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).