Bcredi e Quanto se unem em plataforma de open banking


O Open banking consiste no compartilhamento de dados dos clientes de bancos com terceiros, normalmente por meio de APIs ou, em português, interface de programação de aplicativo. À primeira vista pode parecer que a disponibilização desses dados permitiria acesso de mais empresas a dados críticos, mas, na verdade, esse padrão vai permitir que empresas de fora do setor bancário possam competir oferecendo serviços financeiros. Na Europa, o modelo está vigente desde 13 de janeiro, quando o segunda Diretriz de Serviços de Pagamento (PSD2) entrou em vigor. Embora não haja previsão de quando essa regulação chegue ao Brasil, o open banking está na pauta do mercado.

As fintechs Bcredi e Quanto, por exemplo, anunciaram esta semana parceria para disponibilizar um novo canal de análise de dados para que pequenos e médios empresários acessem crédito com melhores condições do que as tradicionalmente oferecidas no mercado. A Quanto funciona como canal de onboarding do cliente e permite a contratação de crédito imobiliário, foco da Bcredi, em poucos cliques. “Essa parceria vai permitir oferecer aos pequenos e médios empresários uma opção de crédito com garantia de imóvel com juros menores e prazos mais longos, e que ainda é pouco conhecida e explorada no Brasil” explica A cofundadora da Bcredi, Maria Teresa Fornea.

“O open banking permite a desburocratização e análise de dados,” informa o comunicado das empresas à imprensa, que ainda argumenta: “com a revolução das fintechs à pleno vapor no Brasil, o movimento do open banking chega para acelerar ainda mais o potencial para cooperação entre fintechs e bancos. “Trazendo uma solução plug-and-play de open banking para bancos e fintechs, a Quanto torna concreta a promessa de um setor mais competitivo e com produtos customizados para o usuário final por meio de uma plataforma segura para conexão, gestão e contratação de serviços financeiros, com a qual é possível, por exemplo, movimentar contas em vários bancos por meio de um único Internet Banking,” explicam as empresas.

Para fazer o cadastro na Quanto, basta usar o app para preencher os dados e, para quem já fez o cadastro, basta ler um QR Code no site para ter acesso temporário a seus dados, tornando possível a análise de crédito na Bcredi em minutos.

A Bcredi, fintech do conglomerado financeiro Barigui, alia a experiência do grupo em crédito imobiliário, com tecnologia e inteligência de dados, para oferecer serviços financeiros, 100% on-line, ligados a produtos de crédito imobiliário: crédito com garantia de imóvel e financiamento para aquisição de imóveis.


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).