BC reforça atendimento por canais digitais, fecha protocolos físicos e orienta atendimento nas agências


Por Edilma Rodrigues

O Banco Central reforçou os canais eletrônicos de atendimento ao público por conta da Covid-19. O reforço no atendimento pela internet será feito com parte dos funcionários da central de atendimento por telefone. A medida, que limita a aglomeração de pessoas no mesmo ambiente vai acelerar os atendimentos eletrônicos. “São medidas de precaução”, esclarece Patrícia Martinelli, chefe substituta da Divisão de Atendimento ao Cidadão, do BC. Veja como entrar em contato com o BC pelo Fale conosco.

Recentemente o Banco Central compilou diversos serviços digitais na página Minha vida financeira, que está funcionando normalmente. Além disso, os internautas que conversam com o BC por mensagem direta no Twitter serão atendidos pelo assistente virtual Din.

Protocolos físicos do BC serão fechados em todo o Brasil

Para evitar a propagação do Coronavírus (Covid-19), o Banco Central optou por fechar temporariamente seus protocolos físicos em todo o Brasil a partir desta quinta-feira (19), passando a receber os documentos somente por meio do Protocolo Digital, no site do BC. Os documentos enviados devem estar no formato PDF/A, ter o tamanho máximo de 50MB e ser assinados digitalmente, por meio de certificado digital emitido por Autoridade Certificadora da ICP-Brasil, no padrão PAdES. Caso não sejam enviados de acordo com esses padrões, os documentos terão valor de cópia simples. O BC esclarece que o Protocolo Digital é uma plataforma que permite o envio de documentos ao Banco Central de forma totalmente digital. A plataforma pode ser acessada por meio de um link localizado no canto inferior direito da página do BC na internet, ou, digitando, no navegador www.bcb.gov.br/acessoinformacao/protocolodigital.

Funcionamento das agências bancárias prioriza público vulnerável e pode ser mais curto

A Febraban e seus bancos associados asseguram que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos.

Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.

Recomendações dos bancos aos clientes

A Febraban e os bancos recomendam enfaticamente a seus clientes e usuários do setor bancário que, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias, evitem se deslocar para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população. 

Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.

“Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam priorizar o atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessária aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19,” salienta a Febraban em nota.

Bancos intensificam higienização de ATMs

Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias. 

Cartilha

A Febraban criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos. O material está disponível no link.

Fonte: Banco Central e assessorias de imprensa


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