BB lança API de crédito consignado totalmente digital


Por Edilma Rodrigues

Como parte da sua estratégia de open banking, o Banco do Brasil acaba de lançar API (Interface de Programação de Aplicativos) para a contratação de crédito consignado (servidor público e INSS) totalmente digital. A instituição firmou parceria com a bxblue, startup que compara taxas de crédito consignado para aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

“As parcerias que firmamos por meio do open banking vêm para complementar a estratégia do banco em soluções totalmente digitais, para trazer mais facilidade e agilidade para os nossos clientes, no ambiente que ele estiver, seja no aplicativo da agência de viagens ou no site de uma fintech parceira”, afirma o diretor de negócios digitais do BB, Marco Mastroeni.

Segundo nota do BB, por meio da integração, os clientes do banco ganharão agilidade na contratação. “O crédito consignado, contratado via bxblue, é creditado rapidamente na conta do cliente, que realiza a simulação e contratação do seu empréstimo por meio de um moderno protocolo de segurança que conecta o BB à bxblue.”

O diretor de empréstimos, financiamento e crédito imobiliário do BB, Marcos Renato Coltri, explica que em um ambiente de forte competição no crédito, não se pode limitar a oferta de consignado apenas a canais tradicionais. “Precisamos disponibilizar o produto onde o cliente estiver, de forma segura e 100% digital. Saímos na frente com esta parceria que aumenta a capilaridade digital do BB em soluções de crédito”, afirma.

O CEO da bxblue, Gustavo Gorenstein, ressalta que a parceria é um grande marco para a empresa, mas também um excelente benchmark para o mercado. “Da forma que a API foi construída, o usuário do BB, pode entrar e contratar o seu empréstimo na bxblue em menos de três minutos, e receber o dinheiro em instantes, a qualquer hora do dia ou da noite, de qualquer local do Brasil”, assinala.

Open Banking

O Banco do Brasil lançou a sua plataforma de open banking em junho do ano passado, com o Portal do Desenvolvedor (developers.bb.com.br). Em agosto, anunciou operação estruturada, numa parceria com a ContaAzul, que oferece uma plataforma de gestão empresarial para micro e pequenas empresas. “O conceito de open banking compreende a criação de novos negócios e ecossistemas digitais, disponibilizados por instituições bancárias, por meio da integração de seus sistemas. Isso permite que outras empresas e desenvolvedores criem novas soluções, aplicativos e serviços que melhoram a interação entre bancos e clientes,” explica nota enviada à imprensa.

O Banco do Brasil vai complementar a experiência atual dos clientes com novas formas de contato com o banco, com parcerias com startups e empresas de tecnologia. Utilizando OAuth (padrão internacional de segurança), os clientes inserem seus dados em uma página segura e o banco fornece os dados necessários e autorizados para o aplicativo parceiro.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).