Bancos devem oferecer novos produtos e serviços para atender conexão 5G


O presidente da Federação Brasileira de Bancos, Murilo Portugal, afirmou durante a abertura do Ciab Febraban 2019, que um dos desafios para o setor bancário este ano vem com a disponibilização do 5G, que ao trazer mais velocidade, viabiliza a IoT – Internet das Coisas. Nesse sentido, ele acredita que novos produtos e serviços devem ser oferecidos para atender a essa nova conexão.

O anúncio da nova plataforma informativa e analítica do Ciab, o Noomis, para setembro, ficou por conta do vice-presidente do Bradesco, Mauricio Minas. “O conteúdo do Ciab não pode mais ficar restrito a três dias de congresso.” A solução que se propõe a ser uma comunidade para incentivar encontros e aprofundar tendências, deve conter análises, reportagens, blog, vídeos e newsletter.

O início da 29ª edição do evento contou também com a participação do secretário de empreendedorismo e inovação, Paulo César de Carvalho Alvim, que ressaltou que o setor financeiro sempre foi o promotor do processo de inovação no Brasil e lançou dois desafios ao Noomis: transformá-lo em um hackathon virtual e que tenha espaço para academia como ente fundamental. Ele argumenta que é preciso ampliar o número de empresas inovadoras no Brasil, transformando clientes do setor em usuários. “As fintechs são âncora nesse processo, fazem parte da cadeia de valor,” assinala. Quanto aos estudos acadêmicos, o secretário do MCTIC enfatiza a necessidade de se multiplicar o número de postos de trabalho na área de TIC.


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).