Baleia em bitcoin? O que será isso?


O termo “baleia” é usado freqüentemente para descrever os players do bitcoin com muito dinheiro e que mostram sua ‘mão’ no mercado bitcoin. O oceano como uma metáfora para o mercado é adequado, uma vez que se pode almpliá-lo para incluir o peixe grande e o peixe pequeno; tubarões; que se manifestam num alvoroço de alimentação; e fazem ondas à medida que o mercado se move. O termo “baleia” pode ter sido empregado de forma equivocada a esta classe de investidor porque os players sobre os quais vamos falar são verdadeiramente as maiores criaturas do oceano.

Eles se mostram nas exchanges com ordens de 1000 BTC, de vez em quando, e a percepção comum parece ser que as “baleias” são os players peso pesado que movem o mercado e podem manipular o preço se assim o desejarem. No entanto, essa visão é imprecisa. O fato é que existem players ainda maiores do que os conhecidos como baleias, que não se envolvem no mercado bitcoin via interfaces amigáveis que as exchanges oferecem ao “mercado de varejo” (peixe pequeno).

Os grandes players são instituições como Hedge Funds e Bitcoin Investment Funds. Alguns anunciaram sua presença na ‘água’: Pantera Capital; Bitcoins Reserve; Binary Financial; Coin Capital Partners; Falcon Global Capital; Fortress; Bitcoin Investment Trust; Global Advisors Bitcoin Investment Fund.

Alguns podem ou não existir. Depende das suas fontes e do alcance do seu sonar. Esses fundos geralmente gerenciam centenas de milhares de bitcoins, que eles, de forma estratégica e secreta, colocam via excahnges por meio de acordo especial – fora da vista dos players regulares. Com seu grande volume de capital, as instituições podem mover o mercado à vontade. É aqui onde a metáfora de uma baleia de Bitcoin entra em seu próprio país porque qualquer outro habitante do oceano deve simplesmente sair do caminho ou ser removido com força. Além disso, nenhuma corrente é forte o bastante para desviar a baleia do seu curso, então, sua intenção se torna o caminho.

Ao injetar 50,000 BTC ao longo de uma semana, uma grande mudança de preço pode acontecer. No entanto, fazê-lo por sua própria causa é sem sentido uma vez que o objetivo da instituição, assim como dos player menores, é comprar baixo e vender alto – em outras palavras, obter lucro após cada investimento.

Fonte: Cryptocoins News

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues, da Cantarino Brasileiro


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).