Amazon planeja acelerar lançamento do Amazon Pay para pagamentos presenciais


A gigante do e-commerce trabalha para convencer varejistas de lojas físicas a aceitar sua carteira digital Amazon Pay, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, na tentativa de expandir o serviço usado principalmente para compras online. A informação é do Payments Cards & Mobile.

Para começar, a empresa busca trabalhar com postos de gasolina, restaurantes e outros lojistas que não sejam concorrentes diretos. Varejistas que veem a Amazon como uma ameaça podem resistir a esse esforço.

O empenho para se tornar um player maior em pagamentos ao consumidor mostra o desejo da Amazon de se integrar ainda mais à vida de seus clientes. Não está claro exatamente como os clientes usariam o Amazon Pay nas lojas: eles poderiam tocar em seus telefones no checkout, da mesma maneira que usam o Apple Pay, ou escanear um código em seus celulares, entre outras opções.

A Apple afirma que o Apple Pay era aceito em mais de 5 milhões de lojas físicas dos EUA em maio, e o número de varejistas que aceitam sua carteira está crescendo.

Os consumidores norte-americanos têm sido lentos em adotar carteiras digitais. Estas foram responsáveis por menos de 1% de todas as transações com cartões nos EUA no ano passado, segundo o Nilson Report. A Amazon olha para a Ásia, onde as carteiras digitais e aplicativos de pagamento móvel, como o Alipay e o WeChat Pay, são comumente usados.

Os executivos da Amazon querem abocanhar o mercado norte-americano, enquanto a concorrência permanece relativamente pequena, segundo pessoas a par do que a empresa pensa. A Payments Cards & Mobile informa que um porta-voz da Amazon se recusou a comentar.

Consumidores normalmente carregam seu cartão de débito ou de crédito em uma carteira digital e clicam na aba wallet ou carteira, no site do lojista, para fazer o pagamento online. Com carteiras capazes de efetuar pagamentos em lojas físicas, os clientes seguram o celular acima de um terminal de checkout contactless para transmitir as informações do cartão. Os comerciantes que aceitam essas carteiras geralmente não pagam taxas adicionais além das que pagam em pagamentos com cartão.

Fonte: Payments Cards & Mobile

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin e Twitter).