Aconteceu na semana


BC e Febraban assinam Acordo de Cooperação Técnica sobre educação financeira
21 de novembro 

O Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinaram nesta quinta-feira (21), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O intuito do pacto é desenvolver ações coordenadas de educação financeira voltadas para clientes e usuários de produtos e serviços financeiros. A iniciativa ocorre no âmbito da dimensão Educação, um dos quatro pilares da Agenda BC#, programa estratégico de trabalho da autarquia. O objetivo é aproveitar a capacidade de comunicação e capilaridade das instituições financeiras e o conhecimento que elas detêm de seus clientes e usuários para promover a ampliação da educação financeira em território nacional. O ACT será executado por meio de um plano de trabalho que inclui, inicialmente, a realização de mutirões setoriais de educação financeira; a implementação de uma plataforma para ações de educação financeira; a promoção de um concurso nacional voltado ao desenvolvimento de iniciativas sobre o tema; e o fomento a ações do setor bancário durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). As iniciativas serão realizadas pela Febraban e ao BC caberá orientar e acompanhar os trabalhos, que devem estar em linha também com o Comunicado nº 34.201, publicado pela autarquia em setembro deste ano e que estabelece princípios e diretrizes para a promoção de ações de educação financeira por parte das instituições financeiras. As ações do ACT começam já nas próximas semanas, com a realização da Semana da Negociação e Orientação Financeira, organizada pela Febraban. Entre 2 e 6 de dezembro deste ano, 261 agências bancárias em todo o país funcionarão em horário ampliado, até as 20h, oferecendo orientação financeira a clientes e a possibilidade de negociar dívidas em atraso. A negociação também poderá ser feita nas demais agências do país, no horário normal de funcionamento.

Fonte: Banco Central

Creditas faz segundo tour por universidades nos EUA em busca de talentos em MBA
21 de novembro

Entre 13 e 19 de novembro, Fabio Zveibil, VP de Desenvolvimento de Negócios da Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, esteve nos Estados Unidos apresentando a fintech para os alunos de MBA das principais universidades dos Estados Unidos. As oportunidades são para diferentes áreas dentro da empresa: Finanças, Analytics, Produto e Tecnologia, Desenvolvimento de Negócios, Marketing, Operações e Recursos Humanos. A primeira universidade visitada foi a University of Chicago Booth School of Business. Depois, Kellogg School of Management; Harvard Business School; MIT Sloan School of Management; e, por último, Columbia University. “A busca dos melhores talentos para a Creditas continua a todo vapor! Interagimos com mais de 100 alunos de alguns dos principais MBAs dos Estados Unidos, que participaram das nossas infosessions para entender mais da história da Creditas, do mercado brasileiro, dos planos para o futuro e do nosso programa de estágio para MBAs. Foi muito legal ver o interesse dos alunos, não só brasileiros ou latinos, mas de todo mundo”, conta Fabio. 

Com informações da assessoria de imprensa

Bloco formado por favelas brasileiras lança fundo para empreendedores das comunidades
21 de novembro

A primeira edição do G10 das Favelas, evento com bloco de líderes e empreendedores de impacto social das favelas que reunirá forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das comunidades, acontece em 23 de novembro, na comunidade Paraisópolis em São Paulo. O objetivo é inspirar o Brasil inteiro a olhar para a favela de uma maneira diferente. Durante o evento, haverá o lançamento do Fundo para Empreendedores de Impacto com recursos do Brasil, Europa e Estados Unidos. Arrecadado por meio de uma campanha de crowdfunding, parte do capital será revertido para negócios de impacto social com sede em comunidades pertencentes ao G10 das Favelas e outra parte será destinado a pessoas físicas residentes nas comunidades que estejam em condição de alta vulnerabilidade. O evento reúne líderes e empreendedores de diversas comunidades brasileiras, fará parte da São Paulo Tech Week, a maior semana de inovação e tecnologia da América Latina, e da Semana Global do Empreendedorismo, a maior semana de empreendedorismo no mundo. O “G-10 das favelas” tem na lista as comunidades da Rocinha (RJ), Rio das Pedras (RJ), Heliópolis (SP), Paraisópolis (SP), Cidade de Deus (AM), Baixadas da Condor (PA), Baixadas da Estrada Nova Jurunas (PA), Casa Amarela (PE), Coroadinho (MA) e Sol Nascente (DF). O G10 das Favelas acontece das 9h às 17h, no Pavilhão Social, Rua Itamontiga, 100, Paraisópolis, São Paulo. Os ingressos, gratuitos para líderes de comunidades, custam R$ 400,00 (inteira) e R$ 200,00 (meia). Mais informações: http://canaltransformadores.com.br/slum-summit

Com informações da assessoria de imprensa

Banco RCI Brasil concede bônus para cliente que indica novo investidor
21 de novembro

O Banco RCI Brasil, braço financeiro das montadoras Renault e Nissan, anuncia a concessão de bônus financeiro aos clientes que indicarem novos investidores para seus produtos de Certificado de Depósito Bancário (CDB). Para participar, o cliente recebe até cinco códigos para convidar pessoas de seu relacionamento. Com a totalização de, pelo menos, R$ 10 mil em investimentos dos seus indicados até 30 de dezembro de 2019, o cliente recebe R$ 100. Caso a soma de investimentos atinja R$ 50 mil, o cliente ganha até R$ 200. Os valores de bônus serão creditados no CDB de liquidez diária (com taxa de 102% do CDI) em 06 de janeiro de 2020.

Com informações da assessoria de imprensa

Stone promove programa de bolsas de estudos com prêmio de até R$ 20 mil
19 de novembro

A Stone, fintech de serviços financeiros, acaba de lançar o Top Minds Challenge, iniciativa que vai premiar os melhores candidatos em conhecimentos lógicos e matemáticos com bolsas de estudos. O primeiro colocado recebe bolsa de R$ 20 mil, o segundo e terceiro lugares recebem respectivamente bolsas de R$10 mil e R$5 mil. Os valores podem ser utilizados em qualquer instituição de ensino. O desafio terá duas fases: a primeira será um teste on-line de raciocínio lógico. Os melhores colocados serão convidados para realizar uma segunda prova, também on-line ou nos escritórios da empresa, no Rio de Janeiro e São Paulo. Os ganhadores serão anunciados no mês de dezembro. Os interessados devem se inscrever e realizar a primeira etapa do desafio até 7 de dezembro pelo link www.stone.com.br/desafio.

Com informações da assessoria de imprensa

Neon incentiva mulheres na programação e oferece bolsas de 85% em parceria com a Digital House
19 de novembro

Com objetivo de aumentar o número de programadoras no mercado, a fintech Neon, em parceria com a Digital House, hub de educação para a formação de profissionais de alta performance para o mercado digital, criou a Academia Neon. Um programa de bolsas de estudo exclusivo para mulheres. São 40 bolsas de 85% para formar as alunas no curso de DevOps, idealizado especialmente para essa parceria. As inscrições tiveram início em 4 de novembro e vão até 1º de dezembro. O processo de seleção funciona em duas etapas: curso introdutório para nivelamento técnico e entrevista presencial com o professor que ministrará as aulas e um representante da Neon. Após essa fase serão escolhidas as 40 novas alunas que farão o curso entre fevereiro e abril de 2020. As aulas são presenciais e acontecem três vezes por semana no período noturno. As inscrições podem ser feitas aqui.

Com informações da assessoria de imprensa

Cesta básica tem queda de 0,21% em novembro
19 de novembro

Pesquisa do Proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do seu Núcleo de Inteligência e Pesquisas – EPDC, constatou que em novembro o valor da cesta básica paulistana teve queda de 0,21%. O levantamento, feito em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revela que o preço médio em 30/9 era R$ 739,07 e passou para R$ 737,53 em 31/10. Por grupo, foram constatadas as seguintes variações: alimentação, -0,77%, limpeza, 1,75% e higiene pessoal, 4,02%. A variação no ano é de 4,08% (base dezembro/2018). Dos 39 produtos pesquisados, na variação mensal, 26 apresentaram alta, 13 diminuíram de preço. Veja a pesquisa completa 

Com informações da assessoria de imprensa

Veloe anuncia pagamento por aproximação para motos em pedágios
19 de novembro

A Veloe anuncia pagamento para motos em pedágios. O sistema utiliza a tecnologia de pagamento por proximidade, a NFC – Near Field Communication. O motociclista deve usar uma pulseira com chip embarcado para a leitura e informar, na cabine do pedágio, que deseja pagar com Veloe, então, o operador seleciona a forma de pagamento e categoria do veículo e o leitor NFC é habilitado para o pagamento. O cliente fará a aproximação da pulseira no leitor e, após a confirmação, será emitido o comprovante. O sistema está em homologação junto aos órgãos reguladores e a expectativa é que entre funcionamento a partir de janeiro em todo o Brasil. 

Com informações da assessoria de imprensa

Fintech abre mais de 20 vagas para contratação ainda esse ano, em São Paulo
19 de novembro

A Bom Pra Crédito, plataforma que une credores e tomadores de empréstimos por meio digital, acaba de anunciar a abertura de mais de 20 vagas em diversas áreas e níveis hierárquicos. As posições são para atuar na sede da startup, em São Paulo. Além dos conhecimentos e habilidades necessários para cada posição, há alguns pré-requisitos para os interessados em trabalhar na empresa: sonhar grande, ser engajado e estar disposto a construir e enfrentar o novo. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no link: http://jobs.kenoby.com/bompracredito 

Com informações da assessoria de imprensa

Azulis lança que comparam empréstimos, contas digitais e cartões de crédito 

18 de novembro

A Azulis, plataforma que oferece soluções para MEIs e pequenas e médias empresas, passa a contar com novas ferramentas: comparadores de empréstimos, cartões de crédito (aqueles que fazem sentido para quem tem um empreendimento) e contas digitais para negócios. Os lançamentos serão realizados em momentos diferentes. Os comparadores de empréstimos e de cartões de crédito serão lançados em 27 de novembro. O primeiro vai permitir ao usuário buscar por crédito nos principais bancos e fintechs do mercado, além de filtrar as opções por modalidade (PJ, pessoal e/ou com garantia), valor e empresas que oferecem crédito para negativados. O comparador de cartões de crédito vai facilitar a checagem de taxas de anuidade, programas de pontuação, benefícios oferecidos, entre outros diferenciais das principais bandeiras. A terceira ferramenta, que compara contas digitais, vai ao ar em 6 de dezembro. Por meio dos filtros disponíveis na plataforma, o empreendedor poderá comparar as contas bancárias pelo valor de mensalidade, quantidade de transferências por mês e se permite ou não a abertura por negativados, entre outros quesitos. 

Com informações da assessoria de imprensa

ACSoftware anuncia tecnologias e serviços em apoio à adequação LGPD
18 de novembro

A ACSoftware, distribuidora de soluções ManageEngine para o desempenho da infraestrutura de TI empresarial, anuncia um conjunto de serviços e tecnologias de apoio às empresas em projetos de atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – e que englobam todos os aspectos da Lei envolvendo a coleta, guarda, manuseio, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. A companhia constituiu uma equipe de apoio – formada por especialistas em tecnologias e na legislação – para garantir que as empresas possam acelerar seus projetos de adequação às novas regras impostas pela LGPD e a GDPR (legislação europeia de tratamento de dados). Os serviços de apoio levam em conta que as empresas não podem esperar o prazo final para a entrada em vigor da Lei – prevista para o segundo semestre de 2020. Além dos serviços anunciados, o portfólio de soluções inclui tecnologias para gestão de privilégio e acesso de usuários a sistemas e serviços, suítes de segurança de aplicações e dados, controladores de chaves/senhas, auditoria de Active Directory e gestão de estações de trabalho e servidores.

Com informações da assessoria de imprensa

Investimentos dos brasileiros em produtos financeiros crescem 8,4% até setembro
18 de novembro

O volume aplicado pelas pessoas físicas em produtos financeiros subiu 8,4% na comparação de setembro de 2019 com dezembro de 2018, totalizando R$ 3,1 trilhões. É o que mostram os dados da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). A soma representa as aplicações de mais de 79 milhões de contas dos segmentos de varejo e de private das instituições do país. O resultado foi impulsionado pelo varejo alta renda, com 14,3% de crescimento, e pelo private, com 13,3%. O varejo tradicional teve recuo de 2,6% – a queda está associada, parcialmente, ao reenquadramento de clientes feito por muitas instituições, o que resultou na migração de investidores do varejo tradicional para o de alta renda. Vale lembrar que a segmentação dos clientes entre essas categorias fica a critério de cada instituição. Confira as estatísticas completas de varejo e de private.

Com informações da assessoria de imprensa

São Paulo recebe evento de Ruby
18 de novembro

A capital paulista vai sediar, nos dias 28 e 29 de novembro, a RubyConf Brasil 2019, um dos maiores eventos de linguagem Ruby da América Latina que está na 13ª edição. A proposta é reunir os desenvolvedores do país para discutir os principais conteúdos da linguagem de programação que é tão popular entre os devs. A RubyConf é realizada pela Locaweb, empresa especializada em serviços digitais, que busca trazer para o evento um pouco da sua paixão por inovação. Para os dois dias de evento, foram programadas uma série de palestras para abordar os conteúdos sobre Ruby, Ruby on Rails, Técnicas Ágeis, DevOps, e outras linguagens como Elixir, Clojure. Entre os temas que serão discutidos estão o uso de tipagem estática, acessibilidade digital com testes, a criação de uma nova aplicação Rails em 2019, orquestração de containers em Ruby, métricas de desenvolvimento de Software e muito mais. O evento acontece na Universidade Anhembi-Morumbi – Campus Vila Olimpia, a partir das 8h30 (credenciamento) 

Para se inscrever e conferir toda grade de programação acesse o site do evento

Com informações da assessoria de imprensa

Aplicativo brasileiro permite fazer doações sem gastar dinheiro
18 de novembro

O mercado de doações para caridade movimenta cerca de US$3tri por ano pelo menos. Mas no Brasil ainda há um caminho a percorrer para que se tenha uma cultura da doação. Segundo a edição 2019 do World Giving Index, o Brasil está na 74° posição em um ranking de 126 países onde foram medidos o grau de solidariedade de cada população. O cenário foi visto como oportunidade pela Ribon. A socialtech (startup com foco em tecnologia para impacto social) desenvolveu uma plataforma em que qualquer pessoa pode realizar uma doação para causas sociais pelo mundo, sem precisar desembolsar um centavo por isso. Ao baixar o aplicativo, o usuário tem acesso a histórias selecionadas pela curadoria da Ribon. O foco é compartilhar apenas notícias positivas e atitudes que podem melhorar o mundo. Cada texto acessado vem acompanhado por um pacote de 100 “ribons”, moeda utilizada dentro do app para que os usuários façam suas doações para as causas disponíveis na plataforma. Qualquer pessoa pode doar para quantas causas quiser desde que haja um saldo de ribons acumulados na sua conta nesta estratégia de gamificação. O usuário não desembolsa dinheiro para fazer uma doação em decorrência de patrocínio institucional de empresas apoiadoras da Ribon como a Visa, Bancorbrás – Banco de Turismo e a Malwee. Os valores que cada causa recebe são decididos pelos usuários por meio das quantidades de ribons doados. Estes são convertidos em dinheiro e o valor é transferido para ONG’s parceiras da The Life You Can Save, uma organização internacional que avalia e certifica os projetos mais eficientes do mundo.

Com informações da assessoria de imprensa

Sob coordenação do Banco Central, Brasil adere ao mais elevado padrão estatístico do FMI
14 de novembro

O Brasil acaba de aderir ao SDDS Plus (Special Data Dissemination Standard Plus), o padrão mais avançado de disseminação de estatísticas do Fundo Monetário Internacional (FMI). Esse padrão foi criado em 2012, após a crise financeira global, e compreende requisitos adicionais ao SDDS, ao qual o Brasil aderiu em 2001. O SDDS foi criado em 1996, com o objetivo de fomentar a transparência das informações entre os países-membros do FMI, a partir da produção regular de estatísticas econômicas de alta qualidade e comparáveis internacionalmente. Dos 189 membros do Fundo, 56 países subscrevem o SDDS e 21, inclusive o Brasil, primeiro país latino-americano a aderir, integram o grupo de aderentes ao SDDS Plus (confira o mapa disponível na página do FMI). O processo de verificação dos requisitos para adesão ao SDDS Plus, realizado pelo FMI e coordenado, no Brasil, pelo Banco Central, teve início em fevereiro deste ano. A adesão estava prevista no Voto 62/2017-BCB, que definiu a reestruturação da Diretoria de Política Econômica e criou o Departamento de Estatísticas. “O Brasil vinha avançando no cumprimento dos requisitos para aderir, inclusive no contexto da iniciativa do G-20 para eliminação de lacunas nos dados econômicos (G-20 Data Gaps Initiative). Por isso, foi convidado a formalizar seu ingresso”, explicou Fernando Lemos, chefe-adjunto no Departamento de Estatísticas do BC. 

Fonte: Banco Central

Cartões Hipercard voltam a estampar marca original, acompanhando a mudança de Walmart para Grupo BIG
14 de novembro

A partir de dezembro, a marca Hipercard retoma o protagonismo no design de seus cartões de crédito. Reformulada por completo, a nova diagramação dos plásticos coloca a logomarca em posição de destaque – assim como era na trajetória inicial dos cartões –, em alteração à do Walmart, bandeira substituída no Brasil pelas marcas do Grupo BIG. O novo plástico passa a agregar os benefícios válidos para as lojas BIG, BIG Bompreço, Maxxi Atacado, Sam’s Club, Nacional, Super Bompreço e TodoDia. O plástico repaginado será enviado ao cliente na renovação ou na solicitação da segunda via, em substituição a seu Walmart Itaucard – após 6 de dezembro. (O cartão Hipercard clássico e sem anuidade, apelidado de “vermelhinho” pelo público, continuará válido e não será substituído.) Depois da chegada do novo plástico, os dados do cartão anterior seguirão ativos para pagamentos recorrentes, como serviços de assinatura – ou seja, não será necessário recadastrá-los em sites e aplicativos em que as informações de pagamento já estão salvas. Para novos clientes, a previsão é de que o produto em sua nova versão esteja disponível nas lojas do Grupo BIG ou pela internet em janeiro, podendo ser emitido com a bandeira de preferência do titular: Hipercard (opção comercializada apenas no Nordeste ou pela internet) ou Mastercard – sendo a primeira válida para compras em território nacional, e a segunda, em compras internacionais. Ambas mantêm seu valor de anuidade, de R$ 118,9 (ou 12x R$ 9,91) e R$ 142,8 (ou 12x R$ 11,9), respectivamente. 

Com informações da assessoria de imprensa


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