Aconteceu na semana


Hub financeiro desburocratiza o setor
10 de outubro

A fintech Celcoin criou o ‘Financial Hub’. O objetivo é que qualquer empresa possa oferecer centenas de novos produtos com apenas uma integração e, com isso, acelerar o lançamento de serviços financeiros para seus clientes. O Celcoin desenvolveu sua própria tecnologia financeira ao promover inclusão via mais de 20 mil “agentes” – pequenos empreendedores locais, lojistas ou autônomos – que transformam smartphones em terminais para recebimento de contas, boletos, recargas de celular, compra de passagens rodoviárias entre outras operações financeiras, assim, geram valor para a comunidade em que vivem. Para o CMO e cofundador do Celcoin, Adriano Meirinho, existe um compromisso e responsabilidade da fintech ao levar tecnologia financeira para lugares e pessoas carentes. “Esta é a essência do Celcoin f. hub: poder compartilhar e integrar suas APIs com outras fintechs e bancos digitais que querem oferecer aos seus clientes mais produtos e serviços”, afirma Meirinho. A abertura das APIs ocorreu por após demanda espontânea do próprio mercado. Atualmente, mais de 50 fintechs usam o Celcoin f.Hub e mais de R$ 300 milhões em transações são realizados todos os meses. Ao todo, mais de 2,5 milhões de brasileiros são atingidos com as operações financeiras.

Com informações da assessoria de imprensa

Relatório CS Gender 3000 revela que um quinto dos cargos em conselhos de empresas do mundo todo são atualmente ocupados por mulheres
10 de outubro

O Credit Suisse Research Institute (CSRI) divulga seu terceiro relatório CS Gender 3000, intitulado ‘The CS Gender 3000 in 2019: The changing face of companies’. O relatório mostra que a representação feminina nos conselhos em todo o mundo dobrou em uma década; revela que a proporção de mulheres em cargos administrativos é maior nos EUA e na região da Ásia-Pacífico (excluindo o Japão) do que na Europa e reafirma descobertas de interações[*] anteriores: de que existe uma correlação relevante entre empresas com maior participação de mulheres nas funções de tomada de decisão e seu mercado de ações e desempenho corporativo. O relatório se utiliza da base de conhecimento dos analistas de empresas globais do Credit Suisse para montar um autêntico perfil bottom-up da composição por gênero do setor corporativo. Ele analisa o mix de gênero das equipes executivas de mais de 3 mil empresas em 56 países, abrangendo 30 mil cargos executivos (CS Gender 3000). Alguns achados do levantamento: o percentual de mulheres em conselhos em todo o mundo agora é de 20,6%. Esse número dobrou desde o início da década, partindo de cerca de 15,3% desde o último relatório (2016). E a proporção de mulheres em cargos administrativos aumentou de 14% (no estudo de 2016) para 18%. Em termos regionais, os EUA (21%) e a região da Ásia-Pacífico (19%) refletem maior diversidade administrativa do que a Europa (17%), embora a política se concentre em quotas nas diretorias em muitos países europeus. Nos EUA e na região da Ásia-Pacífico, o aumento no número de mulheres em cargos administrativos tem sido mais orgânico. Entretanto, a expansão dessa tendência para os cargos executivos mais seniores tem sido limitada. Apenas 5% dos CEOs, e menos de 15% dos CFOs, das empresas do CS Gender 3000 são mulheres. As funções femininas ainda estão distantes da tomada de decisão operacional. Um terço de todas as funções de “shared services” são desempenhadas por mulheres. Os homens ocupam 80% dos cargos de chefia na área de TI. 

Com informações da assessoria de imprensa

Metade da população aprova a criação de Imposto Único
10 de outubro

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), feita pelo IBOPE Inteligência sobre o entendimento da população acerca da Reforma Tributária, aponta que 51% concordam com a ideia de reunir todos os impostos brasileiros em apenas um, como o Imposto Único sobre Movimentação Financeira e 36% a desaprovam. Outros 13% não sabem ou não respondem à pergunta. Aqueles com renda familiar mais alta e maior escolaridade se mostram mais otimistas e mais bem informados sobre o tema Reforma Tributária. Possuem conhecimento sobre a criação do IMF, mas se destacam entre aqueles que não acreditam que este imposto, substituindo os demais, seja uma boa solução para o país. A população com renda familiar mais baixa e os menos escolarizados se mostram um pouco mais pessimistas, desconhecem as discussões que estão ocorrendo e em algumas situações ainda não possuem uma opinião formada. Todos os questionários foram submetidos a um teste eletrônico de consistência para verificação de coerência das respostas. Para ver a pesquisa na íntegra, clique aqui

Fonte: ACSP

FGV lança doutorado em modelagem matemática
10 de outubro

A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) recebe inscrições até 1º de novembro para o doutorado em modelagem matemática. O curso confere formação alinhada às necessidades atuais da sociedade, com as aplicações da matemática para a solução de problemas concretos. De acordo com o coordenador do curso, Hugo de la Cruz, o principal diferencial do doutorado em Modelagem Matemática da EMAp é a variedade de linhas de pesquisa. “O aluno tem muitas opções de escolha, há linhas bastante distintas dentro das três áreas de concentração do curso, que são Finanças Quantitativas; Modelagem e Análise da Informação; e Análise de Sistemas Complexos”, afirma Cruz. São seis linhas de pesquisa disponíveis: Finanças e Risco; Epidemiologia; Estatística; Ciência de Dados; Modelos Estocásticos; Controle e Otimização. As aulas do curso de doutorado em Modelagem Matemática acontecem de segunda à sexta-feira, de 14h20min às 18h. O curso dura quatro anos. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site.

Com informações da assessoria de imprensa

Avanade promove academia de capacitação em tecnologia para pessoas com mais de 50 anos
10 de outubro

A Avanade, consultoria em soluções inovadoras de digital e nuvem, e a MaturiJobs firmaram uma parceria para promover a Academia 50+, curso para treinar e capacitar profissionais sêniores em novas tecnologias como Angular, .NET, metodologias ágeis e social skills. O projeto busca o desenvolvimento digital desse público que, por muitas vezes, enfrenta dificuldades no mercado de trabalho por falta de atualização nesse tipo de conteúdo. Para se inscrever no processo seletivo basta acessar o link: www.maturijobs.com/vaga/academia-50-avanade/. São 20 vagas para pessoas com mais de 50 anos e é desejável que os candidatos já tenham conhecimento de programação e linguagens como Cobol, Delphi, PHP.

Com informações da assessoria de imprensa

Procon-SP lança Podcast
10 de outubro

O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, lançou esta semana o Podcast semanal É Direito Do Consumidor. Apresentado pela jornalista Giovana Cunha, o primeiro bate papo é com Renata Reis, coordenadora de atendimento e orientação do Procon-SP. Com informações sobre consumo de brinquedos, a especialista destaca que o foco na compra deste tipo de produto deve ser a segurança e saúde da criança, que é considerada hipervulnerável pela legislação. Toda semana, no site e nas redes sociais do Procon-SP e nas plataformas de áudio Spotify e SoundCloud do governo do Estado, um novo Podcast. A divulgação dos direitos do consumidor nesse formato foi pensada para garantir que a informação de qualidade chegue às pessoas, que podem ouvir os conteúdos quando e onde quiserem. Para participar, o consumidor pode enviar áudios, mensagens e sugerir temas pelas redes sociais do Procon-SP. Nessa estreia, a entrevistada Renata Reis sugere priorizar brinquedos que estimulem a afetividade, socialização e criatividade da criança. E ressalta a importância de buscar os fabricantes em situações de acidentes de consumo, não só para a garantia de seus direitos individuais, mas também para que possa haver uma correção do projeto do produto.

Com informações da assessoria de imprensa

Impostômetro da ACSP bate a marca de R$ 1,9 trilhão nesta quarta-feira
09 de outubro

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu a marca de R$ 1,9 trilhão nesta quarta-feira (9/10), às 23 horas. Em 2018, o volume que corresponde ao total de impostos, taxas, multas e contribuições pagas desde o primeiro dia do ano, foi alcançado em 23/10. A antecipação de 14 dias na arrecadação já era esperada, de acordo com Marcel Solimeo, economista da ACSP. Ele explica que o recolhimento continua respondendo ao ritmo da economia somado à inflação do período. “É um movimento previsível de aumento da receita do governo, mas que será sempre insuficiente porque as despesas crescem fortemente e o Estado gasta, o consumidor paga”, diz. O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na rua Boa Vista, centro da capital paulista, mas outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No www.impostometro.com.br, é possível acessar diversas informações tributárias e entender mais sobre o assunto. 

Com informações da assessoria de imprensa

PagSeguro PagBank e Visa lançam promoção com 180 sorteios semanais, três carros e uma casa
09 de outubro

O PagSeguro PagBank, que promove soluções em serviços financeiros e meios de pagamento, lança Campanha Promocional da Conta Digital PagBank em parceria com a Visa. Na promoção “Vem que tem Prêmios”, a cada compra a partir de R$ 10,00 realizada com os Cartões Visa do PagBank, o participante cadastrado ganha um número da sorte para concorrer aos prêmios da promoção. Se a compra for feita nas maquininhas do PagSeguro, o consumidor aumenta suas chances e receberá três números da sorte. Para participar, basta acessar o aplicativo PagBank, clicar na notificação (sininho do app) e confirmar a participação na campanha Vem Que Tem Prêmios. Para quem ainda não tem o cartão Visa PagBank, é preciso baixar o app PagSeguro PagBank, abrir uma conta digital grátis e clicar no botão Cartões para pedir gratuitamente o seu Cartão VISA PagBank. Depois é só confirmar a participação na Campanha. O período de participação na Campanha Promocional vai de 01/10/2019 até 28/12/2019 e os prêmios são: 180 prêmios no valor de R$1.000,00 em certificados de ouro, sendo 15 por semana; três carros por mês – R$40.000,00 por carro e a premiação final é uma casa – R$200.000,00. O regulamento completo está no link.

Com informações da assessoria de imprensa

Veritas Vision chega à São Paulo e discute melhores práticas de privacidade dos dados
09 de outubro

O Veritas Vision, evento anual da Veritas Technologies, chega a sua 5ª edição e vai acontecer nos principais países de atuação da empresa, entre eles, o Brasil. Ao realizar o evento em várias capitais, a empresa pretende democratizar as informações levando-as aos seus clientes e parceiros de mais de milhares de empresas ao redor do mundo. O objetivo é apresentar a visão e a estratégia da companhia em proteção de dados corporativos, bem como discutir as melhores práticas de armazenamento e gestão de informações e o seu roadmap de soluções. Além disso, o evento conta com apresentações em temas mais específicos como os desafios e oportunidades das organizações de diferentes segmentos diante da transformação digital, que aumentou o volume de dados de forma exponencial, e das leis de privacidade – ao redor do mundo e no Brasil. Além de São Paulo, na região de Américas neste ano o Vision Solution Day acontecerá na Cidade do México no México, Toronto no Canadá, e em Washington e Scottsdale, ambos nos Estados Unidos.

Com informações da assessoria de imprensa

Banco Central autoriza aumento do capital do Nubank em R$ 189 milhões
08 de outubro

O Banco Central anunciou a aprovação de um aumento de capital do Nubank, líder do segmento dos bancos digitais. O aumento será de R$ 189,23 milhões, fazendo com que o capital social da companhia passe a R$ 1,55 bilhão. Segundo o Nubank, o aumento do capital está associado à rodada de investimentos ocorrida em junho. Na época, o unicórnio brasileiro recebeu o aporte de US$ 400 milhões. O fundo americano TCV liderou o investimento. Além disso, a instituição monetária central do País também autorizou o aumento de capital em R$ 100 milhões do C6 Bank, concorrente do Nubank. O Banco Clássico também elevou seu capital social em R$ 265,91 milhões, chegando a R$ 3,56 bilhões.

Fonte: Suno Reaserch

Caixa reduz juros de crédito imobiliário para 7,5% ao ano, mais a TR
08 de outubro

A CAIXA anunciou, nesta terça-feira (8), a redução de até 1,0 p.p. das taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A redução se aplica para créditos com saldo devedor atualizado pela Taxa Referencial (TR) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). A taxa efetiva mínima para imóveis residenciais será de TR + 7,50% ao ano (a.a), com taxa máxima de TR + 9,50% a.a. As taxas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (14). “Essa é uma redução consistente das taxas de juros. Primeiro nós fizemos uma redução com o lançamento da linha pelo IPCA e agora nós aplicamos no financiamento pela TR. Se o Banco Central continuar com a redução de taxas de juros, nós seguiremos revisando as nossas taxas”, afirmou o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, no anúncio à imprensa da nova redução.

Fonte: Caixa Notícias

Credz personaliza serviços para jovens de até 25 anos por meio de soluções da TransUnion
08 de outubro

A Credz, administradora e emissora de cartões, em parceria com a TransUnion, companhia global de soluções de informação, expandiu seu mercado e otimizou seus processos de concessão por meio de soluções de decisão e dados alternativos. O desafio da Credz era aumentar suas ofertas para os consumidores entre 18 a 25 anos, cujo potencial de crédito é difícil de ser avaliado, uma vez que muitos desses jovens estão no mercado de trabalho informal, são desbancarizados ou compõem renda em seu núcleo familiar. Com soluções da TransUnion, a administradora teve acesso a mais de 600 fontes de dados integradas automaticamente ao seu sistema, o que permitiu construir seu próprio modelo de concessão de crédito. E conseguiu mapear e construir ofertas mais abrangentes para esse nicho de clientes, uma vez que elas oferecem dados e insights para ampliar o conhecimento sobre os perfis de compra, adaptando produtos à realidade desse público.

Com informações da assessoria de imprensa

Campanha de phishing se passa por plataforma de pagamento
08 de outubro

A ESET, empresa de detecção de ameaças, identificou um ataque que substitui a identidade de um dos maiores fornecedores de sistemas de pagamento online da América Latina. Os golpes permanecem ativos com a engenharia social como o principal vetor de ataque. Neles, o cibercriminoso se beneficia da falta de atenção do usuário para enviar malwares por e-mail ou outros meios se passando por empresas ou pessoas conhecidas. Os criminosos por trás da campanha tentam se passar pela identidade do serviço legítimo, usando a imagem da marca e mensagem urgente, que notifica o usuário que sua conta foi suspensa. Se um usuário interpretar que a mensagem é legítima e acessar o link, caso o servidor de e-mail tenha uma solução antiphishing, ele será alertado novamente. No caso de a vítima em potencial continuar, um site é redirecionado para um site no qual a identidade da plataforma de pagamento online é suplantada. Então, o usuário é solicitado a digitar a senha. Até esse momento, os dados não têm nenhum tipo de validação on-line pelo servidor, até a próxima etapa em que é solicitado que sejam inseridos os dados pessoais, incluindo as informações completas do cartão de crédito ou débito associadas ao serviço de pagamento. Depois que os dados são inseridos, os cibercriminosos por trás dessa campanha de phishing procuram obter as imagens dos documentos e cartões das vítimas. Para continuar o processo até o final do golpe, a ESET inseriu arquivos de imagem em branco e foi confirmado que o ciclo termina com o aviso de “identidade confirmada.” Depois que a vítima entra, todos os dados são redirecionados para o site de serviço oficial. Se a vítima inserir suas credenciais de acesso, poderá entrar na conta sem problemas, com a ideia de que eles conseguiram reativar a conta após a notificação da suspensão, mas não antes de entregar todas as suas informações pessoais e financeiras aos criminosos cibernéticos. Durante a análise, nenhum serviço ou aplicativo adicional foi instalado, o que demonstra que a campanha tem como único objetivo o roubo de informações e dados pessoais. A ESET possui o portal #quenãoaconteca, com informações úteis para evitar que situações cotidianas afetem a privacidade online.

Com informações da assessoria de imprensa

Sicredi registra alta de mais de 20% na poupança
08 de outubro

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados, registra registrou alta de 20,9%, atingindo R$ 14 bilhões em saldos de poupança, no primeiro semestre deste ano. A carteira de crédito da instituição financeira cooperativa totalizou R$ 60,8 bilhões, aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2018.

Com informações da assessoria de imprensa

Banco CBSS agora é digio
08 de outubro

O Banco CBSS, instituição financeira que faz parte do Grupo Elopar, holding controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil, acaba de passar por processo de reposicionamento da marca, que agora passa a ser digio. A substituição do nome integra a estratégia do banco de prestigiar os mais de um milhão de clientes que utilizam o cartão digio. “Acompanhamos de perto a mudança no perfil dos novos consumidores, que buscam uma experiência cada vez mais simples, ágil e segura, não importa o setor com o qual estejam interagindo. A criação do digio foi uma resposta direta a esse novo cenário. Nosso objetivo é sermos percebidos como uma ‘bantech’, tendo a solidez de um banco e a agilidade de uma fintech, afirma o CEO da empresa, Carlos Giovane. Em sua nova fase, a plataforma disponibilizará novas funcionalidades, tais como: Conta digital, cartão virtual, pagamento por aproximação (Wallet e Contactless) e pagamento de contas.

Com informações da assessoria de imprensa

Itaú Unibanco atualiza treinamentos de segurança utilizando realidade aumentada
08 de outubro

A partir do segundo semestre de 2019, o Itaú Unibanco implementa o uso de realidade aumentada nos treinamentos dos operadores do centro de monitoramento de segurança, tornando o processo mais realista, adaptável e seguro. Os óculos de realidade aumentada permitem a interação do usuário com os objetos virtuais integrados no mundo físico, em tempo real. Assim, durante o treinamento, os colaboradores usam esses óculos realizando uma imersão de 360º, em que passam por simulações de circunstâncias que podem acontecer no seu dia a dia de trabalho, realizando ações diretas para cada momento, com diferentes modalidades, acumulando pontos e aumentando o nível de dificuldade. Além de tornar o treinamento mais completo, com riqueza de detalhes, um grande benefício do uso dessa tecnologia é a possibilidade de treinar sem que haja impacto na operação, nem na experiência do cliente.

Com informações da assessoria de imprensa

Sete em dez pessoas usam dinheiro para pagamentos
07 de outubro

O surgimento de novas tecnologias na área financeira e o crescente uso de cartões ainda não substituíram o dinheiro em espécie, que continua sendo o principal meio de pagamento do brasileiro para os gastos do dia a dia, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. Dos entrevistados, 71% usam cédulas para compras do cotidiano. Os cartões de débito (24%) e crédito (4%) aparecem logo em sequência. Entre os que usam cédulas de papel, 77% dizem que consideram o meio mais fácil para administrar a vida financeira. 66% afirmam que conseguem mais descontos pagando em dinheiro vivo. O uso do dinheiro vivo é ainda mais frequente entre as classes D e E (89%), pessoas menos escolarizadas (são 81%, na faixa de ensino fundamental) e fora do mercado de trabalho. Entre os desempregados, 88% optam por cédulas como meio de pagamento, com percentuais semelhantes aos de donas de casa (81%), empregados sem CLT (81%) e autônomos (79%). O levantamento do Instituto Locomotiva entrevistou 1.500 pessoas em 11 regiões metropolitanas brasileiras, no Distrito Federal e em duas cidades do interior de São Paulo durante o mês de junho.

Fonte: RedeTV

Em busca de segurança jurídica, BC propõe simplificação da legislação cambial
07 de outubro

O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta segunda-feira (07) ao Congresso Nacional um anteprojeto de lei elaborado pelo Banco Central que propõe alterações nas leis cambiais brasileiras. O documento consolida 40 dispositivos legais e mais de 420 artigos que tratam de câmbio em um único texto, em busca de segurança jurídica e menos discussões no Poder Judiciário e até administrativas, como no próprio Banco Central. Além disso, a autoridade monetária informou que a intenção com a nova regulamentação é modernizar os conceitos e simplificar a antiga legislação, abrindo espaço para que novos players, como fintechs, possam realizar operações de câmbio, o que hoje é vedado. Em entrevista coletiva, o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, destacou que há muita burocracia atualmente com tantos dispositivos, alguns deles de 1920, que prejudicam a atuação de exportadores, por exemplo.

Fonte: Jota


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