Aconteceu na semana


Bancos centrais do Brasil e de Hong Kong assinam acordo com foco em novas tecnologias financeiras
13 de setembro

Acordo de cooperação que visa reforçar a colaboração entre o Banco Central do Brasil (BC) e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) na área de fintech foi firmado nesse domingo (9) em Basileia, na Suíça. O acordo incentiva a inovação em serviços financeiros em ambos os mercados e apoia a expansão local de empresas inovadoras oriundas da outra jurisdição. O BC e a HKMA irão colaborar na orientação de empresas inovadoras, no compartilhamento de informação e experiências, e em projetos conjuntos de inovação. O documento foi assinado por Norman Chan, executivo chefe da HKMA, e pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn.

Fonte: Bacen

Smartphone será o mais utilizado para compras de fim de ano, aponta pesquisa Salesforce
13 de setembro

Pesquisa da Salesforce, especializada em plataformas CRM, identifica que os smartphones vão dominar o comércio eletrônico no período entre a Black Friday e o Réveillon. Eles serão utilizados mais do que qualquer outro dispositivo para fazer pedidos em lojas virtuais. O objetivo do levantamento é prever como será o comportamento dos consumidores nesse período. Segundo comunicado da empresa à imprensa, a receita proveniente das compras de fim de ano deve crescer 13% em relação a 2017: “35% desse faturamento deve ser gerado por recomendações via inteligência artificial (IA) – aumento de 25% em relação à mesma época do ano passado.” Para chegar aos resultados, a Salesforce combinou 6 mil entrevistas em seis países (relatório Shopper-First Retailing) com os insights gerados pelas atividades de 500 milhões de consumidores em 53 países, além de bilhões de transações realizadas via Commerce Cloud.

Com informações da assessoria de imprensa

Western Union lança envio de dinheiro digital do Brasil para o mundo
13 de setembro

A Western Union, especializada em serviços de transferência de dinheiro internacionais e multimoedas, lança o aplicativo Western Union® (iOS e Android) com opção multicanal, que permite ao cliente fazer transferências internacionais de dinheiro sem sair de casa, sete dias por semana, 24 horas por dia. Brasil, Jamaica, Panamá e México são os mais recentes países da região da América Latina e Caribe habilitados para transferências internacionais de dinheiro digital. Os clientes no Brasil agora podem enviar dinheiro por meio do app e escolher opções de pagamento via conta bancária ou em dinheiro utilizando a rede de locais habilitados da empresa. “Os residentes brasileiros enviam quase o mesmo volume de dinheiro para o exterior quanto recebem. De acordo com o Banco Central do Brasil, em 2017 os consumidores enviaram US$ 2,1 bilhões para países como os EUA, Portugal, Bolívia, Espanha e China. Por outro lado, eles receberam US$ 2,3 bilhões em remessas de países como os EUA, Japão, Alemanha, Itália e Portugal,” informa nota à imprensa.

Com informações da assessoria de imprensa

Nubank muda forma de calcular preço de compras internacionais
13 de setembro

O Nubank vai alterar a forma como determina o preço de compras internacionais:  a partir de 13 de outubro, a instituição vai considerar a cotação do dólar no dia da compra, e não mais quando a fatura do cartão for paga. O consumidor vai poder conferir o valor da compra no próprio aplicativo da fintech. Em seu blog oficial, o Nubank explicou que ainda é possível que exista alguma variação dependendo da loja. “O estabelecimento tem, em geral, até 7 dias úteis para processar a compra. A partir do momento em que isso é feito, a gente ‘trava’ o dólar e considera a cotação do dia útil anterior,” explicou a fintech. O Nubank diz que a mudança pode dar segurança aos consumidores, já que a variação da cotação da moeda norte-americana faz com que muita gente evite compras internacionais.

Fonte: Olhar Digital

Indicador de inadimplência do consumidor avança pelo 11º mês seguido; país tem 62,9 milhões de negativados, estimam CNDL/SPC Brasil
13 de setembro

O volume de consumidores com contas em atraso voltou a subir em todo o país. Em agosto, houve aumento de 3,63% na quantidade de novos inadimplentes, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito a partir das bases às quais as duas instituições têm acesso. Trata-se do 11º crescimento consecutivo na comparação anual da série histórica, apesar de a alta ser mais modesta do que nos meses de junho (4,07%) e julho (4,31%). Em número absoluto, estima-se que aproximadamente 62,9 milhões de brasileiros estejam com restrições ao CPF, enfrentando dificuldades para controlar empréstimos, obter financiamentos ou realizar compras parceladas, o que representa 41% da população brasileira adulta.

Fonte: SPC Brasil

Crediário e cartão de crédito foram as modalidades que mais negativaram usuários no último ano, apontam CNDL/ SPC Brasil
12 de setembro

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 58% dos consumidores que recorreram ao crediário no último ano já ficaram negativados por atrasar prestações e 48% dos usuários de cartão de crédito por não pagarem a fatura. Já o cheque especial (30%) foi a modalidade que menos deixou quem utiliza o serviço com nome sujo. O levantamento mostra também que antes de contratar crédito, parte de seus usuários costumam analisar as tarifas e os juros praticados ao fazer um financiamento (71%) ou contrair um empréstimo (70%). Enquanto 45% ignoram as taxas do cheque especial e três entre dez (30%) reconhecem que não avaliam os encargos do cartão de crédito na hora de aceitar uma proposta.

Fonte: SPC Brasil

ComparaOnline adquire ComparaMejor na Colômbia
12 de setembro

Uma aquisição no mercado de fintech da América Latina reforça a onda de bons negócios de seguros online, inclusive com extensões para o Brasil.

O Grupo ComparaOnline, marketplace de seguros e créditos, acaba de adquirir a ComparaMejor, empresa de seguro auto na Colômbia. A aquisição da colombina ComparaMejor reforça um panorama com alto potencial de expansão das fintechs na América Latina e, consequentemente, no Brasil. Atualmente, a ComparaOnline no Brasil é a filial com maior expectativa de crescimento em 2018. Enquanto no Chile, a meta é fechar o ano com crescimento de 30% no número de visitas, no Brasil esse valor sobre para 40%. Com um mercado muito propício, a empresa possui 2 milhões de visitas mensais em seu comparador, sendo que deste número, 55% estão localizadas no Brasil, 25% no Chile e 20% na Colômbia.

Com informações da assessoria de imprensa

Modelo de governança da informação do BC é escolhido o melhor entre bancos centrais
12 de setembro

Política de Governança da Informação do Banco Central (BC) foi reconhecida pelo portal Central Banking como a melhor iniciativa em curadoria de dados entre bancos centrais. O BC recebeu na quinta-feira (6), em Singapura, o prêmio Central Banking Fintech and Regtech Global Awards. A premiação reconhece iniciativas implementadas por instituições reguladoras/supervisoras e que tenham sido desenvolvidas para padronizar e armazenar todo tipo de informação, possibilitando compartilhamento e uso por múltiplas linhas de negócio. Para os jurados, foi determinante a mudança de cultura resultante da implementação do modelo de governança da informação e a larga escala do projeto.

Fonte: Bacen

Nubank tem prejuízo de R$ 50 milhões no 1° semestre
12 de setembro

Um dos únicos unicórnios brasileiros, o Nubank ainda opera no vermelho. No primeiro semestre de 2018, a fintech teve R$ 50 milhões de prejuízo. A perda é 30% superior à registrada no mesmo período do ano passado, de R$ 39 milhões.

No entanto, a empresa, ao menos oficialmente, não se abalou com o prejuízo. Em nota, o Nubank disse que “se anualizarmos o resultado de agora, vemos uma melhora de 13% em comparação ao prejuízo de R$ 117 milhões apresentado no final do ano passado.” Em março deste ano, após mais uma rodada de investimentos, o Nubank, fundado em 2013, anunciou ter superado o valor de mercado de US$ 1 bilhão, tornando-se um unicórnio. 

Fonte: Época Negócios online

Em Joinville, banco alemão destaca financiamentos de longo prazo para pequenas empresas
12 de setembro

A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) recebeu na segunda-feira (10) o executivo Philipp Hein, diretor para o Mercosul da DEG, banco oficial alemão, braço do KFW para iniciativa privada. O evento, que teve apoio do Consulado Alemão na cidade, contou com apresentação de Hein sobre as linhas de financiamento, serviços, valor agregado e atuação da DEG na América do Sul e Brasil. O banco teve uma carteira de financiamentos de 1,6 bilhões de euros em 2017, o mesmo volume que deve ser obtido neste ano. Philipp Hein destacou que o banco apoia fortemente as micro e pequenas empresas, porque são um pilar forte da economia e responsáveis pela maior geração de empregos. A DEG, de acordo com ele, gera valor local e conhece os mercados de atuação em vários ciclos da economia, por causa de sua experiência em diversos países: “Queremos financiar o setor privado de maneira sustentável. Como banco de fomento, a DEG considera também fatores socioambientais e governança corporativa”, quando define onde investir”. Como parceiro de longo prazo, os financiamentos duram no mínimo 4 anos, chegando até 15 anos.

Fonte: Noticenter

Cielo oferece o 3DS 2.0, novo padrão mundial de autenticação nas transações online
12 de setembro

A adquirente Cielo passa a oferecer solução baseada nos protocolos 3DS 2.0, o novo padrão mundial de autenticação nas transações, que foi recém regulamentado pela EMVCo, comitê que engloba as maiores bandeiras do mundo. A novidade é capaz de autenticar uma transação de forma impercebível, melhorando a experiência do consumidor e trazendo proteção extra para o lojista.

O 3DS 2.0 é um padrão de autenticação de última geração definido pelo mercado para fornecer segurança adicional às transações no comércio eletrônico. Ele é o único capaz de autenticar uma transação sem a intervenção do cliente, criando uma experiência de compra extremamente fluída, diminuindo o abandono de carrinhos e aumentando as taxas de conversão. Para as transações que demandarem autenticação, o processo é extremamente intuitivo e pode ser realizado na modalidade conhecida como “dois fatores”, com a validação ocorrendo via biometria, envio de código via SMS, reconhecimento de voz ou facial. Vale destacar ainda que o novo padrão pode ser implementado facilmente em dispositivos móveis, algo inédito até então no mercado. Segundo nota da empresa, a adequação a esse novo formato exige uma modificação técnica e a Cielo é a primeira adquirente do mercado brasileiro a estar apta a prestar todo o suporte para auxiliar os seus clientes na implementação.

Com informações da assessoria de imprensa

Casas Bahia vai desenvolver dispositivo de pagamento mobile
12 de setembro

Via Varejo S.A, controladora da Casas Bahia, informou por meio de comunicado aos seus acionistas que visando antecipar novas tendências tecnológicas, firmou parceria estratégica com a AirFox e sua subsidiária brasileira, AirFox Brasil, startup de tecnologia financeira apoiada por investidores de venture capital, para desenvolver soluções de pagamentos móveis e banco digital. A Airfox desenvolverá uma solução tecnológica mPOS (Mobile Point of Sale) que permitirá que os clientes da Casas Bahia autentiquem e digitalizem faturas, além de efetuarem os pagamentos do carnê Casas Bahia diretamente pelo aplicativo móvel. Esta solução disponibilizará, também, outras funcionalidades digitais por meio de uma carteira virtual, tais como: possibilidade de pagamento de contas (água, luz, gás, internet, telefone, entre outras); cobrança e recebimento de valores diretamente na carteira virtual do usuário; recargas instantâneas de celular pré-pago e de cartão de transporte público; realização de transferência de crédito e recursos para outros usuários, inclusive via QR code; autenticação de usuário por biometria facial e realização de transações em plataforma P2P Lending.

Fonte: TI Inside

Denatran lança placa Mercosul no Rio de Janeiro
11 de setembro

Desde terça-feira (11), todas as placas de veículos que forem emitidas no estado do Rio de Janeiro chegarão aos veículos com o novo padrão Mercosul, com elementos anticlonagem que vão garantir mais segurança ao motorista fluminense. O Rio de Janeiro está seguindo uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que por meio das resoluções 729 e 733 definiu que até o dia 1° de dezembro todos os estados deverão dar início à implantação do novo sistema. A troca pela placa de novo padrão – que tem quatro letras e três números – será feita gradativamente, começando pelas operações que envolverem novas placas: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas. O proprietário de veículo que desejar trocar a placa antiga pelo modelo Mercosul, também poderá fazer a mudança.
 
Fonte: Detran – RJ

Banco do Brasil envia crédito do Pasep para clientes de outras instituições financeiras
11 de setembro

O Banco do Brasil (BB) estende o pagamento automático de cotas do Pasep a participantes que mantêm contas em outros bancos. O crédito começou a ser realizado nesta terça (11), e vai até sexta (14), para cerca de 145 mil participantes, graças a um acordo de cooperação formalizado com outras instituições financeiras, por intermédio da Febraban. Juntos, esses participantes têm direito a R$ 232 milhões. As transferências estão sendo emitidas automaticamente pelo Banco do Brasil, sem custo para o cotista, independentemente do valor a receber. Elas ocorrem por grupo de beneficiários, de acordo com o recebimento dos arquivos dos bancos. O cronograma de pagamentos pode ser consultado junto à Febraban.

Cotistas que não possuem conta corrente nos bancos conveniados ou que não estejam com cadastro atualizado, podem sacar as cotas do Pasep presencialmente, em qualquer agência do Banco do Brasil. Para realizar o saque, o participante com saldo só precisa apresentar um documento de identificação válido e com foto. A consulta sobre a disponibilidade de saldo pode ser realizada pela internet – www.bb.com.br/pasep, pelo SAC, nos terminais de autoatendimento e nas agências.

Com informações da assessoria de imprensa

Empresa de meio de pagamento autentica transação sem a intervenção do cliente
10 de setembro

O Brasil já está usando a solução 3D Secure (3DS) 2.0, que será diretamente disponibilizada para seus clientes e como oferta independente para estabelecimentos comerciais que precisam de uma solução de autenticação de última geração. O lançamento global aconteceu na semana passada e é baseada nos protocolos 3DS 2.0 da EMVCo, e auxilia os estabelecimentos comerciais a reduzir riscos e proteger seus clientes contra fraudes de pagamentos, com uma melhor experiência para os consumidores. Ela também corrige pontos de deficiência do 3DS 1.0, melhorando a experiência de pagamentos para os clientes, ao permitir um fluxo de pagamentos contínuo, sem barreiras, especialmente no celular. O 3DS 2.0 da Adyen é a primeira solução disponível capaz de autenticar uma transação de forma imperceptível e sem a intervenção do cliente. Isso cria uma experiência de pagamentos contínua e fluida, diminuindo o abandono de carrinhos e aumentando as taxas de conversão. Isso é possível por meio do SDK, certificado da Adyen, combinado com APIs de compartilhamento de dados, que permitem a análise de mais de 100 pontos de informação diferentes compartilhados entre bancos emissores e dados da rede global de pagamentos da Adyen.

Fonte: Convergência Digital

Empregos em TI dobram em 10 anos e passam de 500 mil no Brasil
10 de setembro

Ao se distribuírem pelas mais diversas atividades econômicas, os empregos em tecnologia da informação apresentam uma trajetória para lá de virtuosa, aponta o Panorama do Setor de TICs 2018, elaborado pela Assespro Nacional, em parceria com a Assespro Paraná e a Universidade Federal do Paraná. Segundo esse estudo, entre 2006 e 2016 a taxa de crescimento dos postos de trabalho no setor avançou em ritmo duas vezes superior à média nacional. No período compreendido pelo Panorama, o emprego na área de TI no país passou de 266 mil postos de trabalho para 505 mil. “Nesse período, a taxa de crescimento da geração de empregos na área de TI foi de 65%. Isto equivale a uma taxa cerca de 2 vezes superior à do crescimento total do emprego, da ordem de 31%, no período”, afirma o estudo. De acordo com o levantamento, no Brasil houve um crescimento contínuo na geração de empregos na área de TI, salvo uma ligeira queda de três pontos percentuais em 2011, e de dois pontos percentuais em 2016, em relação aos anos anteriores. 

Fonte: Convergência Digital

Japão está testando sistema de voto protegido por blockchain
08 de setembro

O registro eletrônico do voto continua se espalhando em diversos países ao redor do mundo. Agora, é a vez de o Japão testar um sistema de votação protegido por blockchain; a situação escolhida foi uma consulta à população sobre projetos de contribuição previdenciária na cidade de Tsukuba. A informação é do jornal The Japan Times. Para votar nesse sistema, o eleitor precisa inserir seu cartão de identidade em um leitor conectado a um computador. Depois disso, a tecnologia blockchain é utilizada para impedir que os votos registrados sejam falsificados ou lidos por pessoas não autorizadas. 

Fonte: Tecmundo

BRB disponibiliza novos serviços em seu aplicativo Mobile
06 de setembro

O Banco de Brasília enviou nova versão do BRB Mobile para as lojas de aplicativos Android (Google Play Store) e iOS (App Store). A liberação dessa nova versão (2.1.0) já está disponível. Dentre as novas funcionalidades, destaque para: pagamento de boleto DDA – Débito Direto Autorizado, disponível no menu “Pagamentos”; consulta de cheques compensados, disponível no menu “Consulta”; notificações, disponível no ícone na barra superior da página principal do app; opção para desabilitar o vídeo da página de login, no menu “Personalização e Ajustes”; identificador de código de barras: sempre que o cliente copiar um código de barras para a área de transferência em seu smartphone/tablet e abrir o BRB Mobile, ele identificará o código de barras e apresentará opção para ir direto ao pagamento, já com o código preenchido de forma automática. Além dessas funcionalidades, outras serão disponibilizadas em breve, como: o extrato de contas- corrente detalhado; cadastramento/cancelamento de autorização de débito automático; e consulta/cancelamento de débito automático agendado para o mês

Com informações da assessoria de imprensa


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